Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dia da Alimentação no Jardim de Infância “Aquário”

As crianças da sala das Estrelinhas fizeram uma sopa para comemorar o Dia da Alimentação.

Na sala falámos sobre a importância de uma alimentação saudável e sobre quais os alimentos que diariamente devem constar da nossa ementa.

Sendo a sopa tão importante, decidimos então confecionar uma sopa na sala. Decidimos fazer uma sopa de bróculos! Então elaborámos uma lista de compras!

 
Fomos ao Mercado do Livramento comprar os legumes uma vez que ainda não havia na nossa horta:

- 1 kg de cenouras;
- 1 Kg de batatas;
- 1 curgete;
- 1 alho francês;
-  bróculos
- coentros

 
 
Na sala preparámos a sopa e comemo-la ao almoço! É muito importante que a sopa esteja sempre presente na nossa mesa tanto ao almoço como ao jantar.




Para além da sopa fizemos também um trabalho de matemática sobre os alimentos que comemos ao pequeno-almoço. Cada um falou sobre o que comia, fizemos uma tabela e um gráfico. Concluímos que a maioria das “Estrelinhas” têm o hábito de  comer cereais com leite nesta primeira refeição do dia, aquela que “nos dá energia para brincar pois é?”
 


Como nada se pode estragar e tudo deve ser reaproveitado, no final da manhã fomos dar às nossas cabrinhas as cascas dos legumes que usámos na nossa sopa!

No seguimento desta atividade recebemos a visita dos pais e da irmã do nosso amigo José, que nos vieram falar sobre este tema e a importância que tem para a nossa saúde o hábito de uma alimentação variada e saudável! A “mana” Maria Inês preparou, com a colaboração dos pais, uma comunicação muito interessante para os meninos da sala das Estrelinhas. Trouxe uma roda dos alimentos, e foi explicando a divisão da mesma e as proporções do que devíamos comer em cada uma delas. No final da comunicação a Inês desafiou o grupo a fazer um jogo, com vários alimentos. Neste jogo cada criança tinha que dizer se aqueles alimentos faziam parte de uma alimentação saudável ou não!

 
Estes momentos de partilha com as famílias são de extrema importância na rotina da sala de actividades, uma vez que permitem às crianças integrarem-se melhor e sentirem-se valorizadas perante os seus amigos. Para a criança é muito importante e gratificante partilhar com os seus pares, a companhia dos seus pais.





Como esta actividade decorreu no período da tarde, os meninos que participaram construíram rodas dos alimentos que no dia seguinte apresentaram e comunicaram ao restante grupo o que haviam aprendido.


 
Aquilo que aprendemos e descobrimos é devolvido ao grande grupo para que o trabalho seja validado e reconhecido. Quem comunica expõe-se, melhora a sua oralidade, a sua forma de comunicar e estrutura o pensamento, consolidando as suas aprendizagens.

Foi uma tarde divertida e rica em descobertas e novas aprendizagens!

domingo, 3 de novembro de 2013

" Uma surpresa Saborosa na Sala das Conchinhas" - JIAquario

Não podemos deixar de vos contar a " surpresa " que tivemos  quando chegámos em Setembro à nossa escola ...
As sementinhas que semeámos o ano passado e que  cabiam na palma da nossa mão ...CRESCERAM!
... cresceram tanto que nós nos lembrámos logo da " história do nabo gigante ".
...agora as sementinhas transformaram-se numa linda melancia e já não cabe na palma da nossa mão .
 
 

...foi muito dificil pesar a nossa melancia pois era muito pesada  e quase não cabia na balança

 
 
...depois de descobrirmos o seu peso  " 4,800kg"  e de termos tido muito trabalho, chegou a parte boa, cortar a melancia aos quadradinhos e tirar as pevides ...foi  quase uma brincadeira

 
 
....para o ano queremos ter mais melancias na nossa horta ,para  regressarmos e termos outra vez
"uma surpresa saborosa".

 
 
Ah ! ... é verdade não podemos deixar de falar também do nosso amigo caracol que vivia
em cima da nossa melancia, mas essa é outra história....que vamos lhes contar mais tarde ....



domingo, 27 de outubro de 2013

O Livro da Raquel -JI A Nuvem

A Raquel e a mãe fizeram uma história, construíram um livro e ofereceram à Sala dos Golfinhos. 
Vejam como ficou bonita.



Obrigado Raquel

Dia da Alimentação - JI A Nuvem

Somos os Heróis da Fruta, por isso quisemos comemorar o Dia da Alimentação com fruta muita fruta. 


Juntámo-nos no exterior e fizemos salada de fruta, espetadas de fruta, batidos, sumo de laranja e limonada.



Depois almoçamos todos juntos. Foi uma manhã bem colorida.


                        Sala dos Pandas e Sala das Abelhinhas

A Sala dos Pintainhos foi à Policia - JI A Nuvem

Fomos à esquadra da polícia visitar o pai do Mateus, o Sr. Grise Vimos bicicletas, vimos quem mandava na esquadra que era um agente. Estivemos no gabinete do pai do Mateus e vestimos os coletes da polícia 


Falamos com o Sr. policia que ia ver os velhinhos a casa para ajudá-los e o pai do Mateus ia na missão “escola segura” ensinar a passar a passadeira, ajudarem as pessoas a saírem do fogo, apanhar ladrões, ajudar velhotes, levar pessoas sozinhas ao hospital. 
 Na esquadra experimentámos um capacete e um escudo para os polícias se protegerem das pessoas que mandam pedras. Também vimos o bastão e o colete à prova de bala, nós batemos e demos socos no colete e aquilo doeu na nossa mão, também experimentámos o capacete. O Sr. Grise mostrou a raquete PSP e o stop. O stop quer dizer “se tens olhos Pára” também vimos  a lanterna que de noite serve para os carros pararem.



Policia - slideshow

O pai do Mateus disse à Nazaré para fazer o jogo dos policias e dos ladrões mas a Nazaré convidou o pai do Mateus para ir fazer com a gente à escola e o Sr. grise disse que quando puder vem.

Inicio do Ano Letivo 2013-2014 - JI A Nuvem

Olá

Também nós estamos de volta. No mês de Setembro a nossa "família" cresceu, e dedicámos este tempo a acolher todos os novos membros - crianças e as suas famílias.
Foi bom reencontrar velhos amigos e fazer novas amizades. Acabadas as férias é tempo de voltar às nossas rotinas, é tempo de brincar, trabalhar e prender...







E já começamos a trabalhar. Fomos receber com o JI Aquário a Bandeira Eco-Escolas, agora com a colaboração da CM Setúbal, estamos à espera de um mastro para todos verem que sabemos cuidar do ambiente.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sejam bem-vindos ao jardim de infância Aquário…

Olá  !!!
Estamos de volta com o mesmo entusiasmo e alegria que já os habituámos...
Dedicámos o mês de setembro para “ acolher “ as nossas crianças e apoiar as famílias neste regresso à escola.
Para algumas é o reencontro dos amigos…
Para outras a “ descoberta “ de novos materiais, espaços e ainda a  “ aventura “  de partilhar novas brincadeiras…
Tendo sempre como base o respeito, a sensibilidade e preocupação de todos os que aqui trabalham, nesta escola que “ ganha vida e asas para voar “ sempre que inicia cada ano…



E para iniciarmos este novo ano, nada melhor que termos recebido, mais uma vez, o nosso galardão da eco-escolas – a Bandeira Verde - como reconhecimento do trabalho que desenvolvemos no ano anterior no âmbito da educação ambiental.

Desta forma, no dia 27 de Setembro, o JI “Aquário” e o JI “ A Nuvem” participaram na cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes que decorreu no Colégios dos Salesianos em Cascais. 

 
 
Chegada mais uma Bandeira Verde à nossa escola, assumimos o compromisso entre todos que iríamos dar continuidade ao trabalho de educação ambiental. Continuaremos a cuidar das nossas hortas e canteiros, dos nossos animais, a fazer a seleção e separação de resíduos, a não desperdiçar água e papel... enfim faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para tornar o nosso planeta um lugar mais limpo, saudável e acima de tudo sustentável!


 

 
Em breve iremos hastear a nossa nova bandeira para que todos aqueles que passem na nossa rua saibam que “ nesta escola os meninos são amigos do ambiente”!!! Assim se identificam os meninos do Jardim de Infância “Aquário!".

E é com esta garra e vontade de dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos, que iniciámos já em Setembro os nossos projetos de Educação Ambiental.

Apanhámos tomates e peninos e com eles fizemos saladas para acompanhar o almoço...







ensacámos o chá...

 
apanhámos sementes das flores...
 


















Demos comer às cabrinhas...



Apanhámos maças e aproveitámos para fazer a nossa primeira venda de produtos das hortas.