Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A Creche e a natureza- JI Aquário



Quando o sol nos brindou com um dia quentinho e sorridente (que nos fazia lembrar um dia de Primavera) fomos descobrir a Natureza no jardim da nossa escola…
Aproveitámos para trabalhar na nossa Horta vertical:

Apanhámos as ervas…

Colocámos terra nos pneus…



Plantámos …


Regámos..


Cheirámos as flores…


É  BOM CRESCER NA NOSSA ESCOLA E PODER EXPLORAR OS CINCO SENTIDOS DE FORMA ALEGRE E DIVERTIDA!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A história de uma abóbora…no Jardim de Infância “Aquário”




 A Sala dos Pinguins semeou sementes de abóbora. Vimo-las germinar e crescer, transplantámo-las para a nossa horta. Regámo-las e cuidámos das nossas plantas.

Todos juntos decidimos  fazer Doce de Abóbora para comer e vender.

Assim apanhámos,medimos e pesámos a nossa abóbora...
 

Tirámos as sementes, secámo-las e guardámo-las para semear novamente.
 

Partimos a abóbora aos bocadinhos e pesámos, juntámos o açúcar que também já tinha sido pesado com a ajuda de uma balança. Mexemos tudo numa panela.

Depois de confecionado, o nosso doce foi embalado em frascos rotulados pelos desenhos realizados pelas nossas crianças e vendidos na banca da nossa escola.









Passeio ao Museu da Criança- JI Aquário



No dia 22 de Novembro as salas das Estrelinhas e dos Golfinhos realizaram uma visita conjunta ao Museu da Criança em Lisboa. Esta visita surgiu após a realização do projeto “Todos temos um Corpo”. Como forma de consolidar as aprendizagens já adquiridas, as crianças de 5 anos de ambos os grupos tiveram a oportunidade de conhecer “pessoalmente” o nosso corpo através da atividade “Viagem ao Corpo Humano”. As crianças de 3 e 4 anos brincaram ao faz de conta reproduzindo diferentes profissões da nossa sociedade.
No final destas atividades almoçamos no agradável espaço do jardim zoológico e tivemos ainda o privilégio de ver alguns animais!
O tempo ajudou-nos e foi um dia muito feliz e divertido!








segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Á Descoberta...JI Aquário

Demos inicio a mais um ano letivo, com alegria e vontade de fazer amigos e novas descobertas.
Prometemos, que ao longo do ano, iremos partilhar aventuras, conquistas, momentos felizes e agradáveis de cooperação e amizade.
Porque a Escola pode e deve ser DIVERTIDA!

Com a chegada do Outono e o sol à espreita, fomos à descoberta pela nossa cidade.
No Caminho vimos uma “senhora de pedra” com um ar muito simpático, que cantava ópera; o seu nome era Luísa Todi.



Na praça do Bocage encontrámos um “ compositor” a tocar piano. “Estava com uma roupa igual à dos Reis.” (Pedro Borges)
- “A música é bonita, mas triste”. (Reflexão do Miguel)



Depois, vimos uma “ casa Grande” muito bonita e perguntámos se podíamos entrar.
Descobrimos que a casa se chamava Camara Municipal de Setúbal.

-“Havia quadros muito escuros, todos castanhos”. (Helena M)
- “O teto era giro, todo cheio de espelhos”. (Teresa)
- “ Tinha dois vasos gigantes com flores.” (Júlia)




Como nos portámos muito bem, a Senhora que “vivia naquela casa” disse-nos que podíamos voltar, sempre que quiséssemos e até nos deixou tirar uma fotografia.



Juntos e contentes, terminámos a nossa aventura, no Parque Do Bonfim, apreciámos as belas esculturas da ceramista Ana pó , alusivas à nossa cidade de Setúbal e por fim , explorámos livremente o jardim…










Saltámos, corremos, rimos, brincámos com a alegria e o encanto “ de uma criança feliz!”


quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Festa de Finalistas no JI Aquário

Mais uma vez o ano chegou ao fim! 

Para as crianças que continuam connosco é um breve “Até Já” e para aquelas que saem é um “Até Sempre”… pois todas as boas recordações ficam eternamente guardadas nos nossos corações!

 

De Setembro a Julho todas as crianças passaram muito mais horas na escola do que em casa. Aqui desenvolveram a sua socialização e adquiriram novas competências. Foi um percurso conjunto onde se criaram muitas amizades, se experienciaram muitos desafios, se trocaram e adquiriram muitos conhecimentos, se ultrapassaram muitas dificuldades e se viveram muitas emoções! Chegou agora o momento de nos separarmos e não o poderíamos fazer sem uma celebração do tempo vivido em partilha e sem uma homenagem a todas as crianças que partem, assim como um agradecimento a todas as famílias que sempre confiaram em nós e nos apoiaram.

 



 

Assim no dia 7 de Julho pelas 10h 30m realizou-se a Festa de Finalistas do ano 2016 no auditório do Centro que contou com a presença de todas as crianças do jardim de infância da nossa Instituição e com os familiares das crianças finalistas. O padre Miguel e cada educadora e AAE das diferentes salas do J.I. “A Nuvem” e do J.I. “Aquário” subiram ao palco, apresentaram os seus finalistas e entregaram-lhes uma medalhinha e uma pasta com o diploma e uma dedicatória e o padre Miguel como diretor do Centro disse umas breves palavras alusivas ao evento. Houve também um momento de descontração a cargo de uma sala do J.I:”A Nuvem” que apresentou o teatro”O Pé de Feijão“ e a festa terminou com o Hino dos Finalistas cantado por todos eles.

 





 

À tarde pelas 17h 30m no mesmo auditório do Centro, teve lugar a Festa de Finalistas das crianças do J.I. Aquário onde os pais assistiram a uma apresentação do professor de Inglês seguida de uma pequena retrospetiva das atividades do ano letivo 2015/2016, através de filme e fotos das crianças. Continuou com uma canção conjunta de todos os meninos de todas as salas e chegou o momento das educadoras colocarem uma faixa e dedicarem um poema aos seus finalistas, numa homenagem sentida. Seguiu-se a apresentação da nossa Tuna, composta por crianças de todas as salas e alguns pais que tocam instrumentos e que compuseram o Hino do Aquário. Finalmente para encerrar, as crianças finalistas e os seus pais dançaram uma valsa “muito especial”. Mas ainda havia uma surpresa e a festa terminou com uma canção cantada pelos pais da sala dos Peixinhos.

Assim, e apesar do adiantado da hora, partimos com o coração cheio e já a sofrer com saudades, sentidas por antecipação…

 













 
Mas os afetos não têm idade e também as educadoras e AAEs da creche quiseram mimar os pais e familiares das crianças das suas salas e comemoraram o ano que terminou com uma pequena festinha que se realizou no dia 15 de Julho pelas 17h no salão polivalente do J.I. “Aquário” intitulada: “Conhecer o mundo a partir da escola”. Mostraram imagens das rotinas e de algumas atividades vividas ao longo do ano e apresentaram os seus pequeninos a dançarem e a mimarem músicas de patinhos, galinhas, cores do arco-íris e outono.

Seguiu-se um lanche/convívio no espaço exterior, onde todos (crianças, familiares e educadoras) confraternizaram, comeram e riram num ambiente descontraído e informal.

 








 

Assim acabou o ano letivo 2015/2016 no jardim de infância Aquário e resta-nos como equipa desejar a todos umas Boas Férias e agradecer do fundo do coração:

                                   Obrigado, Muito Obrigado a todos!