Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Mais um ano chegou ao fim, também para os mais pequenos - JI Aquário

 É um privilégio podermos, nesta, que é a nossa escola, explorar os cinco sentidos no contacto permanente que temos com a natureza.





Para complementar a nossa descoberta da natureza, iniciada na escola, realizámos um passeio de final de ano à Quinta Pedagógica dos Olivais



Foi um ano de descobertas mas também de brincadeiras e sorrisos, desde o Berçário ás salas dos dois anos.








Até Setembro! Cá estaremos para novas descobertas e novas aventuras….

"Uma Viagem ao Tempo de D.Manuel I" - JI Aquário

As salas das Conchinhas, Estrelinhas e Focas foram visitar o Convento de Jesus, uma viagem até ao século XV! A sala das Estrelinhas foi recebida pela freira Amada e as salas das Conchinhas e Focas pela freira Clara!

Iniciámos a nossa visita pela Igreja de Jesus e daí seguimos para dentro do convento. Ficámos maravilhados com o que vimos, com as aprendizagens que fizemos e com a disponibilidade e diversão da freira Amada e da freira Clara!

De uma forma bastante lúdica e divertida fizemos uma viagem no tempo onde regredimos até ao tempo de D. Manuel I – Rei de Portugal










segunda-feira, 31 de julho de 2017

“Fruta na mão … farinha no pão!” - JI Aquário

Com a preocupação de promovermos nas crianças hábitos nutricionais corretos e cientes dos benefícios para a saúde de uma dieta que integre o pão, resolvemos conhecer melhor este alimento e aprendemos que é um hidrato que aporta energia ao organismo - fator essencial para as brincadeiras diárias das crianças!


Para sabermos mais visitámos moinhos onde descobrimos as funções do moleiro e do padeiro e participámos numa atividade na quinta dos Olivais onde fizemos pão que levámos para casa.




Seguidamente com a ajuda de uns avós foi a nossa vez de fazermos pão de forma tradicional, cozido em forno de lenha.



Na escola fizemos pão nas salas e depois de cozido e arrefecido, comemos o nosso pão que achámos muito saboroso e ficámos conhecedores de todos os passos do ciclo do pão.


Mas queríamos mais e usámos a imaginação para experimentar e fazer novas espécies de pão, feitas à base de farinhas provenientes de legumes e frutos da nossa escola. Semeámos legumes para elaboração de farinhas e escolhemos a abóbora, a beterraba e a cenoura pelas suas cores e sabores. 



Também fomos descobrir quais os frutos das nossas árvores que podíamos utilizar e como estávamos no fim do Inverno só conseguimos limões, laranjas e maçãs, mas aproveitámos bananas e peras dos lanches. 


Para transformarmos estes alimentos em farinha investigámos e descobrimos que os alimentos para serem transformados em pó, inicialmente teriam de estar desidratados. Isto é, tínhamos de tirar-lhes toda a água! Tentámos então secá-los ao sol, mas demorava muito tempo porque o Sol não estava muito forte. 

Depois de secarmos as frutas, observámos ao microscópio e comparámos as diferenças entre fruta fresca e fruta desidratada e percebemos porque é que tínhamos que secar todos os alimentos que íamos utilizar na confeção do pão.


Então para nos auxiliar na nossa tarefa comprámos um aparelho que se chama desidratador onde colocámos frutas e legumes variados.


Depois de desidratados, até com as cascas que são altamente nutritivas e que raramente são aproveitadas, fizemos farinha. Para isso, necessitámos de lavar muito bem as frutas ou os legumes e retirámos o branco da casca dos citrinos. Depois cortámos em rodelas muito finas e colocámos sem sobrepor nos tabuleiros da desidratadora. Finalmente moemos muito bem na trituradora, peneirámos a farinha e ficou em pó.



Finalmente e com as diferentes farinhas obtidas, fizemos pães que ficaram excelentes e que variaram em textura, sabor e cor.



Aliámos a tradição à modernidade e numa prática de sustentabilidade aproveitámos os recursos existentes na escola para levarmos as crianças a experimentarem novos sabores e criarem hábitos alimentares essenciais para um bom desenvolvimento e um crescimento saudável!

Nota: Este projeto ficou qualificado entre os 12 melhores do 1º escalão, na “14ª edição do Concurso Ciência e Tecnologia na Escola, Fundação Ilídio Pinho” tendo por isso participado numa Mostra Nacional que se realizou no passado mês de Junho em Coimbra.  Durante dois dias, inúmeras pessoas ligadas ao ensino e várias individualidades, incluindo o presidente da Fundação Eng. Ilídio Pinho, a Diretora Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Ministro da Educação e sua exc. o Presidente da República, visitaram o nosso stand e ficaram a conhecer um pouco da nossa realidade escolar.       

segunda-feira, 10 de julho de 2017

O JI Aquário saiu à rua para marchar!

“Amar Setúbal” foi o tema da marcha do J.I. Aquário. Aliado à tradição  e cultura popular,levámos alegria , boa disposição e beleza à nossa cidade.
Foi um momento de Entusiasmo , cooperação e partilha entre as crianças, famílias, amigos e a equipa técnica do Aquário.
Foram momentos inesquecíveis que ficarão guardados na nossa memória , quer pelos  ensaios animados, quer pelas tardes trabalhosas  das costureiras ( Avó São e a D. Celeste) que tanto se aprumaram para deixar os nossos marchantes com um belo figurino.





Agradecemos a todos os familiares e em especial à Avó São o apoio incondicional que nos deram.
Adorámos esta brincadeira, mas o melhor de tudo, foram os risos das crianças entusiasmadas em fazer parte desta marcha popular, que para todos foi uma grande FESTA!


Se o Santo António soubesse
Como o JI Aquário sabe marchar
Vinha à Avenida e à Praça de Touros
Para connosco dançar

Saias a rodar
Arcos e caracóis na mão
Fomos todos marchar
Com euforia e emoção

Enaltecemos a nossa cidade
Levámos Setúbal no coração
Dançamos com felicidade
Ao som da nossa canção!

















Dia da Mundial da Criança no JI Aquário


Foi um misto de magia e alegria que celebrámos o Dia Mundial da Criança.
Já diz o ditado popular “As crianças são o melhor do mundo” e foi a pensar nelas que quisemos proporcionar momentos de fantasia.
Organizámos ateliers de pintura com diversos materiais, massa de cores, pinturas faciais, música e pintura.
Os risos contagiaram a nossa escola. Foi um dia de emoções!