Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Uma Viagem pelo mundo da arte - JI Aquário

“Vamos de viagem…o que levamos na bagagem? Olhos atentos à arte que ela está por toda a parte”.

A sala dos Pinguins foi à Gulbenkian visitar a exposição “Arte em Movimento”. Ao longo da visita vimos e imitámos estátuas do Egipto, viajámos em tapetes voadores, vestimos fatos Ninja, andámos de comboio e de barco, mergulhámos nas ondas, utilizando a nossa imaginação e o nosso corpo, tentando representar as obras de arte que íamos vendo.



Na escola, inspirados no movimento dos elementos da Terra e da Mãe Natureza, fizemos algumas pinturas que representam o movimento do mar, do vento, das galáxias e até do crescimento das plantas, utilizando diversas técnicas e materiais, dando a ilusão de movimento.


Também no mesmo dia, a sala dos golfinhos participou numa visita de estudo ao Museu Gulbenkian intitulada “Viagens Extraordinárias- Coleção do Fundador”. Esta visita propunha uma introdução ao espaço do museu e às peças expostas e logo à chegada, fomos recebidos por uma monitora que nos orientou através de uma viagem exploratória, com o auxílio de uma mala muito especial e de um passaporte, onde se registaram orgulhosamente as nossas paragens junto a obras de arte que observámos e explorámos e que eram provenientes dos vários cantos do mundo.

"Estava à nossa espera uma menina crescida que se chamava Joana e tinha uma mala e um livro pequenino que se chamava passapost ou lá o que era o nome e que era para marcarmos o que estávamos a ver e de que país eram as coisas” B.  (4 anos)                                                             

“Dentro da mala ela tirou um colar de pérolas cor de laranja que era como o de uma menina que estava pintada num quadro e que parecia vaidosa e estava muito séria e olhava para outro quadro” M. (5 anos) Retrato de uma jovem- quadro de Domenico Ghirlandais, europa, séc.XV             

“Depois tirou dois pauzinhos chineses para eles comerem e fomos à procura de coisas chinesas e vimos uma pintura muito grande com muitos desenhos chineses que era do tamanho da parede toda e a Joana disse que era um biombo feito de madeira. Estavam lá pessoas da China a conversar, a andar de cavalo, a tocar música, a atirar flechas, a comer e a beber e havia guardas e tambem prendas e a Joana disse que era a festa de anos de um general chinês e nós vimos pessoas a cantar os parabéns, eu acho” P. (5 anos) - Biombo de Caramandel – China, séc.XII

“A seguir a Joana tirou um pano e disse que era uma toalha para fazermos piqueniques e foi-nos mostrar uma caixa de madeira muito bonita que estava dentro do vidro e disse que era uma caixa japonesa. Era de madeira brilhante, pintada com flores e tinha lá dentro pauzinhos, taças e um pano muito arrumadinho. Os paus são para comer sushi que eu adoro e eu achava que as taças eram para a sopa mas a Joana disse que eram para beber chá” C (5 anos).- caixa de piquenique- artesão japonês, séc. XVIII                                                                                           
"No fim a Joana ainda tinha uma coisa na mala e eram nuvens de algodão. Andámos no museu a ver se encontrávamos nuvens e descobrimos um desenho numa parede mas eram azulejos. Eram azulejos como os das casas de banho mas eram pintados e pareciam um quadro. Tinham céu azul escuro, nuvens azuis e nuvens brancas, flores azuis e brancas e joaninhas, caracóis, um mocho, formigas e aranhas. Era um jardim à noite e não tinha mais nada” M. (5 anos) - Jardim noturno - azulejos da Turquia, séc.XVI                                                                                                           

Acabámos sentados a marcar o nosso passaporte e a lembrar aquilo que vimos e o que mais nos agradou e despedimo-nos felizes da Joana para voltarmos de autocarro para a nossa escola cansados, que já era tarde para irmos almoçar...                                                       






segunda-feira, 25 de junho de 2018

IX Encontro Poético no JI Aquário

Este ano as crianças do jardim-de-infância deram voz à poesia e à literatura através das várias formas de arte e das histórias que nos encantam, apelando à imaginação e à fantasia. Numa interacção constante entre pintura, linguagem, movimento, música, dramatização, comunicação, som e luz, realizámos o nosso IX Encontro Poético – “Da palavra à poesia, da arte à fantasia”, onde as crianças foram actrizes e actores, coreógrafos e cenógrafos, músicos e bailarinos, desenvolvendo a criatividade, a linguagem, a capacidade de respeitar o outro, vencendo a timidez, promovendo a interacção e a relação entre pares.

Momentos de magia foram vividos em cooperação com as famílias e num espirito de interajuda entre as várias salas de jardim-de-infância.










 

 

 

terça-feira, 5 de junho de 2018

O JI Aquário no Festival do Teatro de Setúbal...


O Jardim – de- Infância Aquário situa-se no coração da cidade de Setúbal, sendo uma escola privilegiada onde as crianças têm possibilidades de passear com frequência, interagir com a comunidade e aprender a sua própria cultura.
De porta aberta para o exterior (e)levamos as nossas salas para o recreio e do recreio para o centro da nossa cidade. Aproveitamos as oportunidades e a riqueza que a nossa escola nos oferece e fomos assistir a duas peças de teatro, inseridas no Festival de Teatro de Setúbal, na Casa do Largo “Aquela Nuvens e as outras “ e no Fórum Luísa Todi “Há Festa na Floresta.”









Fomos envolvidos em luz, cor, música, cheiros e texturas, numa interação constante com as personagens e com o meio que nos rodeia.

Crescemos e aprendemos num espaço cheio de estímulos, onde a natureza e a cidade são nossos aliados. Os nossos conhecimentos provêm dos nossos interesses e das nossas vivências, onde privilegiamos os diferentes tipos de arte diariamente.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Miró no jardim de Infância Aquário

Com um livro de Arte descobrimos o pintor Miró e, logo nos identificámos com os seus desenhos tão semelhantes aos nossos. Explorámos as cores, as formas e vários materiais.

Porém, para conhecer um pouco mais da vida e obra deste Pintor, fomos a lisboa ao Palácio Nacional da Ajuda, onde entrámos num mundo de “ traço, forma e cor”.

Este universo de Arte e Criatividade contagiou o sorriso, entusiasmo e vontade das crianças em “ recriar e explorar” este grande Pintor.


 





 




Dia do Pai no JI Aquário

 Pais e filhos interagiram, brincaram, plantaram e criaram, numa cumplicidade única!








Ter as famílias na escola é sempre um momento marcante na vida da criança.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Desenhar Nuvens na Casa da Avenida - JI Aquário

O jardim de infância “Aquário” foi à Casa da Avenida participar em diferentes atividades relacionadas com cenografia. Com a Maria João e com a Graça Ochoa desenhámos nuvens, dançámos, construímos cenários e ficámos a conhecer a história biográfica do cenógrafo José Castanheira. Nesta visita desenvolvemos e ampliámos o vocabulário e ficámos a saber o que precisamos para fazer uma peça de teatro.







quarta-feira, 4 de abril de 2018

Comemorações do Dia Mundial da Árvore - JI Aquário

A Câmara Municipal de Setúbal organizou, na passada quarta-feira dia 21 de Março, algumas atividades no Parque do Bonfim, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore.

Como Eco escola que somos, fomos convidados a estar presentes ao hastear da bandeira da Eco Cidade que fica exposta no Jardim do Bonfim para lembrar que somos uma cidade que se preocupa com o ambiente.

 
A abertura deste evento foi marcada pela atuação do Grupo RiBombando  da Academia Luisa Todi e  pelo Teatro do Elefante com a  peça “ A terra” . Pudemos ainda espreitar alguns jogos sobre o ambiente.


É COM MUITO ORGULHO QUE SOMOS UMA ECO ESCOLA NA NOSSA ECO CIDADE...