Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 28 de junho de 2016

Um Golfinho no JI Aquário

“ Diz a lenda que o rio sado era terra de musas e poetas, que se inspiravam no doce bailado dos golfinhos…”


…Neste bailado de poesia e imaginação também nós "nos inspirámos!"

Assim, neste misto de sonho e poesia, as crianças deram “asas à sua criatividade” e pintaram um golfinho (projeto da Câmara Municipal de Setúbal).

Todas as crianças aderiram a este projeto de forma efusiva, pois o golfinho é figura emblemática  da nossa cidade e personagem “acarinhada“ por todos. Aqui ficam registados alguns desses maravilhosos trabalhos:




De todos os trabalhos um foi premiado, o desenho artístico do nosso “peixinho “ João Vasco, que se inspirou no seu mundo imaginário de criança. Juntos, num espírito de equipa felicitámos o nosso amigo e fomos com ele festejar na “ golfinho Parede”.


Esta é a nova “ morada “ do nosso golfinho!





terça-feira, 14 de junho de 2016

A Vida mágica dos bichinhos da seda - JI Aquário

Existem animais grandes e animais pequenos, animais que voam e animais que nadam, animais domésticos e animais selvagens, animais que comem ervas e animais que comem carne… mas todos os animais fazem parte do eco sistema e todos têm características especiais. Na nossa escola vivem diferentes animais com variadas características e necessidades. Os bichos-da-seda, por exemplo, são animais que durante a sua evolução sofrem uma metamorfose, que é uma extraordinária transformação ao longo da sua vida. 






Quando nascem dos ovos são pequenas lagartinhas que quase não se vêem e são chamadas de bichos-da-seda. Têm patas pequenas e quase não se mexem, mas como não param de comer folhas de amoreira, em pouco tempo atingem 10.000 vezes o peso com que nasceram. Perto de 3 semanas depois de nascerem alcançam o tamanho adulto e estão preparadas para a METAMORFOSE.





Nessa altura, produzem um comprido fio de seda que as envolve completamente, dando voltas e mais voltas em torno delas próprias a abanar a cabeça. Este invólucro chama-se CASULO e é dentro dele, que se transformam em borboletas. O casulo serve para proteger as CRISÀLIDAS durante a sua transformação e cada casulo é feito de um só fio que pode medir mais de 1Km.
 
 








Quando as borboletas estão completas, furam o casulo e saem lá de dentro. São todas brancas e a sua missão é pôr ovos para nascerem novos bichinhos. O seu tempo de vida é muito curto, mas é suficiente para porem cerca de 500 ovos cada uma, que irão eclodir na primavera seguinte.
Estas são as etapas da vida mágica do bicho-da-seda e agora já sabemos que desde que sejam alimentados com folhas de amoreira, este ciclo repete-se interminavelmente.













Assim, para o ano vamos ter novamente uma grande família de bichos-da-seda e vamos tomar conta deles com muito carinho… para que esta família continue a ensinar-nos tanto acerca da vida destes animaizinhos tão especiais.



Creche no JI Aquário


E nós os mais pequeninos também aqui estamos!

A Primavera tem demorado a chegar mas mesmo assim não deixamos de fazer as nossas explorações…

Temos o privilégio de crescer numa eco escola onde o contacto com a natureza é uma constante.


Plantamos, regamos, observamos e vemos crescer…










 Preparamos o nosso jardim vertical, para fazer novas plantações…



Vemos nascer os nossos animais, alimentamo-los, mimamo-los e vemo-los crescer connosco…






Como a nossa escola está muito bem situada, também podemos explorar a nossa cidade e brincar no exterior…





Mas quando chove ou está frio também nos divertimos no nosso salão polivalente…





 Ou nas nossas salas onde :

 Exploramos…

            Pintamos…
                  Somos pequenos “cozinheiros”

                                               Pequenos “bailarinos”

















Porque ser criança na nossa creche é viver cada experiência, cada  descoberta  com muita alegria e muito amor.  É aqui que fazemos amigos, que amamos e somos amados. É aqui que vamos crescendo felizes na nossa família  escola onde se incluem também os nossos pais que mais do que ninguém fazem parte da nossa vida.

terça-feira, 31 de maio de 2016

Á Descoberta das ervas aromáticas e medicinais no JI Aquário

Andámos a explorar o nosso recreio e observámos que existe uma grande variedade de ervas aromáticas e medicinais!

Fomos investigar e descobrimos que estas ervas têm “poderes especiais”, podem ser utilizadas na alimentação e até nos podem tratar quando estamos doentes.
Têm propriedades antissépticas, antibacterianas, anti inflamatórias.

“Matam os bichos do corpo”
“Tiram a tosse”
“Matam os germes e os vírus”
“Destroem os micróbios”
“São como as vacinas”
“Fazem mal às bactérias”
“Curam as doenças, as dores de barriga e a tosse”


Observámos, tocámos, cheirámos e apanhámos as nossas ervas aromáticas e medicinais




Depois de apanharmos as ervas aromáticas, fomos para a sala e transformámo-nos em cozinheiros, cientistas e farmacêuticos.
Depois de lavadas e com a ajuda de vários utensílios, como o almofariz, começámos a esmagar as nossas ervas para começar a fazer as nossas infusões. Aproveitámos também para fazer unguentos que tratam as feridas.




Depois de filtrarmos as nossas infusões com um filtro, começamos a preparar a calda (base de água e açúcar). Preparámos a nossa calda com todo o rigor, pesámos e medimos os ingredientes com muita atenção, utilizando uma balança e um copo medidor.
Cozeu durante 35m e deixámo-la arrefecer…estava no ponto!
Agora era só juntar as nossas infusões, com a ajuda de uma pipeta.






Estavam prontos os nossos remédios, agora era só provar e mostrar aos pais o laboratório que improvisámos na nossa sala onde mostrámos cada passo para a elaboração dos nossos xaropes e unguentos. Para isso aproveitámos o Dia da mãe e convidámos as famílias a participar nesta atividade onde crianças, pais, mães e equipa pedagógica participaram num momento de convívio e partilha de saberes.






Chegámos à conclusão que na Natureza existe tudo o que necessitamos, desde a alimentação até aos xaropes biológicos, evitando o uso de químicos.