O nosso Aquário está lindo!!! Obrigada a todos
os pais que prescindiram de um pouquinho do seu tempo para contribuir para que
a nossa escola seja ainda um sítio mais bonito e colorido! Ver as famílias
envolvidas no processo educativo é sempre uma mais-valia e uma alegria! Juntos
somos mais fortes!
quarta-feira, 14 de junho de 2017
“Setúbal Mais Bonita” - JI Aquário
O jardim de Infância
“Aquário” inscreveu-se na iniciativa promovida pela nossa Câmara Municipal “
Setúbal Mais Bonita”. Nos dias 19, 20 e 21 de Maio, pais, crianças, familiares
e equipa pedagógica deitaram mãos à obra e de pincéis e latas de tinta em punho
deixámos a nossa escola ainda mais bonita e mais agradável. Pintaram-se muros e
portões, coloriram-se os peixes que já “nadavam” no muro frontal e foram
desenhados mais alguns elementos alusivos ao fundo do mar!
terça-feira, 13 de junho de 2017
“As Conchinhas e as Estrelinhas na Festa da Flôr” - JI Aquário
No dia 26 de Maio as
salas das Conchinhas e das Estrelinhas foram até à Praça do Bocage ver as
comemorações da festa da flor.
Estivemos na Casa da
Cultura e participámos num atelier infantil sobre flores promovida pela
ARTISET. Construímos flores com material de desperdício e adorámos a “viagem”
no elevador!!!
quinta-feira, 4 de maio de 2017
Gostámos tanto de ser Reis e Rainhas que … - JI Aquario
O João trouxe um livro que falava de Reis “ História de Portugal” e perguntou?
_ Sandra, podes contar esta história? A minha mãe diz que o Dom Afonso
Henriques foi o Primeiro Rei de Portugal, sabias?
A curiosidade instaurou-se no grupo e logo todas as crianças
começaram a fazer perguntas e a querer saber mais… iniciámos um projeto e um
desafio “ Recriar a Primeira Dinastia”.
Cada criança escolheu a sua personagem, estudou o seu papel e em conjunto, ajudaram na confeção dos fatos e adereços. Foi um verdadeiro trabalho de equipa.
Como a nossa filosofia de sala consiste na aprendizagem
cooperada e partilha de saberes, convidámos os nossos pais, familiares e amigos
a verem o nosso teatro.
“ Era uma vez … Dom Afonso
Henriques o Rei conquistador”!
Os Peixinhos na Feira Medieval - JI Aquário
Setúbal trouxe-nos um evento no Forte de São Filipe que nos fez recuar no tempo… até à época Medieval!
Esta aventura começou por um passeio até à casa da Baía,
onde apanhámos um autocarro disponibilizado pela Câmara Municipal de Setúbal.
Assim, de forma alegre e bem-disposta partimos à
descoberta….
Vestimo-nos a rigor… Fomos Reis, princesas, cavaleiros e povo
por um dia!
No Forte, apreciámos e visitámos todas as barraquinhas de
gastronomia, vestuário e artesanato tradicional. Vimos espetáculos de rua de
teatro e dança, arqueiros, animais e ainda pudemos apreciar a capelinha onde o
Rei Dom Filipe e a sua rainha gostavam de rezar.
Foi um dia muito feliz e especial, todas as pessoas nos felicitaram pela nossa iniciativa e pela forma entusiasta com que nós participávamos nas atividades, gostámos muito!
Foi um dia muito feliz e especial, todas as pessoas nos felicitaram pela nossa iniciativa e pela forma entusiasta com que nós participávamos nas atividades, gostámos muito!
segunda-feira, 24 de abril de 2017
O Milagre do Nascimento no JI Aquário
Mais uma vez no J.I.
Aquário, o milagre do nascimento manifestou- se em todo o seu esplendor neste
início de Primavera!
Junto
às janelas da sala dos golfinhos, há alguns anos plantámos um damasqueiro. Árvore
com aspeto frágil e completamente despida durante o Inverno, no início do mês de
Março apresentou pequenos botões, até que ficou repleta de flores, que fizeram
a alegria das abelhas e abelhões e que alertaram as crianças para a chegada da
primavera.
De
tal modo os seus galhos estavam floridos e branquinhos que parecia que tinha
nevado. Depois as flores caíram e surgiram no seu lugar cachos de pequenos
frutos verdes.
São
tantos pequenos damascos, que só num ramo contámos 27 frutos.
Para
os podermos comer, agora é preciso esperar que o Sol do Verão faça o seu
trabalho.
Por
sua vez, pequenas folhinhas verdes começaram a despontar na amoreira e
avisaram-nos que tinha chegado a época do nascimento dos bichinhos-de-seda,
cuja dieta é composta unicamente de folhas de amoreira.
Assim,
podemos observar a metamorfose da borboleta, que inicia a sua vida como lagarta
minúscula e muito comilona. Rapidamente cresce, torna-se adulta, faz o casulo e
dentro dele torna-se crisálida e termina como borboleta, cuja missão é pôr ovos
numa repetição incessante, que irá dar continuidade à espécie.
Por
último, a pavoa e as galinhas puseram ovos que colocámos na incubadora.
Investigámos
o tempo de gestação de cada espécie e fizemos um calendário onde a cada dia que
passava fazíamos uma cruz, até chegarmos à muito esperada data.
Com
o observador de ovos, descobrimos que os ovos da pavoa não tinham pavõezinhos a
crescer, por isso tirámos da incubadora, observámos a gema dos ovos e deixámos
só os de galinha que eram seis.
Quando
chegou o dia marcado, mais uma vez a natureza foi perfeita e uma pequena bicada, foi o sinal de que chegara a hora. Um após
outro, debicaram os seus ovos e impelidos pelo instinto natural saíram das suas
cascas. Pequenos, com as penas húmidas e sem força para andarem, iniciaram a
sua vida.
Apenas
um ficou por nascer, pois foi posto na incubadora uma semana mais tarde. Mas
também este acabou por partir a casca no dia previsto para o seu nascimento. Como
todos os outros, nasceu frágil e a necessitar de cuidados, carinho e proteção. Uma
lâmpada de aquecimento substituiu o calor da mãe e água limpa e milho moído nunca
podiam faltar.
Transformámo-nos
em mães cuidadoras, pois vimo-los nascer e ajudámo-los a crescer. Ficámos a
saber mais sobre o nascimento e a vida dos pintos. Pesquisámos, observámos e
responsabilizámo-nos por eles e para que tudo fique registado, fizemos vários
trabalhos na sala.
Finalmente
por estarmos tão encantados e envolvidos com o nascimento dos nossos pintos, no
Dia do Encontro Poético da nossa sala preparámos, ensaiámos e apresentámos a
dramatização da história da galinha ruiva, declamámos pequenas poesias e cantámos
canções alusivas ao tema. Assim, ao serem convidados para virem à nossa escola, também os pais e restantes familiares, ficaram a conhecer os nossos pintos e
compreenderam melhor o nosso trabalho.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



