segunda-feira, 9 de abril de 2018
Desenhar Nuvens na Casa da Avenida - JI Aquário
O jardim de infância “Aquário”
foi à Casa da Avenida participar em diferentes atividades relacionadas com
cenografia. Com a Maria João e com a Graça Ochoa desenhámos nuvens, dançámos,
construímos cenários e ficámos a conhecer a história biográfica do cenógrafo
José Castanheira. Nesta visita desenvolvemos e ampliámos o vocabulário e
ficámos a saber o que precisamos para fazer uma peça de teatro.
quarta-feira, 4 de abril de 2018
Comemorações do Dia Mundial da Árvore - JI Aquário
A Câmara Municipal de Setúbal organizou, na passada quarta-feira
dia 21 de Março, algumas atividades no Parque do Bonfim, no âmbito das
comemorações do Dia Mundial da Árvore.
A abertura deste evento foi marcada pela atuação do Grupo RiBombando da Academia
Luisa Todi e pelo Teatro do Elefante com a peça “ A terra” . Pudemos ainda espreitar alguns jogos sobre o ambiente.
É COM MUITO ORGULHO QUE SOMOS UMA ECO ESCOLA NA NOSSA ECO CIDADE...
Como Eco escola que somos, fomos convidados a estar presentes ao hastear da bandeira da Eco Cidade que fica
exposta no Jardim do Bonfim para lembrar que somos uma cidade que se preocupa
com o ambiente.
É COM MUITO ORGULHO QUE SOMOS UMA ECO ESCOLA NA NOSSA ECO CIDADE...
sexta-feira, 23 de março de 2018
Iupi ... que sopa tão boa- JI Aquário
A alimentação é um ato
relacional, social e cultural, que se altera consoante a idade e difere de
cultura para cultura, mas que é absolutamente essencial para a nossa existência
e que pode e deve ajudar a melhorar a nossa Vida. As crianças devem aprender a
comer como aprendem a falar, isto é, de forma espontânea e curiosas em
experimentarem sempre mais sabores. Depende do adulto apresentar-lhes alimentos
diversos e saudáveis.
Mas os diferentes passos desta
experiência gastronómica tiveram início há uns meses atrás quando:
preparámos a terra para acolher
as novas culturas
enterrámos as plantinhas bebés com muito cuidado
e regámos para que nunca lhes faltasse água
Quando os legumes já estavam com tamanho suficiente:
colhemos as que considerámos necessárias para a nossa sopa
lavámos para tirar a terra que
estava agarrada às raízes
arranjámos (separámos as folhas, descascámos, cortámos aos bocados)
finalmente, porque somos um
bocadinho esquisitos com os legumes grandes e assim gostamos muito mais,
triturámos com a varinha mágica.
… E foi com muito orgulho pelos resultados obtidos que fomos oferecer à coordenadora uma tigela da nossa sopa.
A restante comemos toda ao almoço.
Já está combinado - queremos e vamos repetir!
P.S.- …e até a nossa cabrinha e o nosso coelhinho
aproveitaram os restos e as cascas dos legumes desta bela sopa.
Sendo assim, o objetivo duma
atividade relacionada com a horta e os cozinhados é o de promover de forma
prática e através da imitação das tarefas dos adultos, a vontade de
experimentar e comer alimentos saudáveis, que tantas vezes são difíceis de
agradar ao paladar das crianças. Ao partilharmos com elas um quotidiano de
práticas que normalmente lhes são vedadas, oferecemos-lhes um leque de
experiências que as vai motivar a experimentarem e a terem maior conhecimento e
interesse neste tipo de alimentos.
Assim, e porque sabemos que a
sopa feita à base de legumes variados possui múltiplas vitaminas e que até na
forma de ser confecionada é saudável, resolvemos ir à horta colher algumas
verduras e sermos nós a fazer a sopa para o nosso almoço.
enterrámos as plantinhas bebés com muito cuidado
e regámos para que nunca lhes faltasse água
Quando os legumes já estavam com tamanho suficiente:
colhemos as que considerámos necessárias para a nossa sopa
arranjámos (separámos as folhas, descascámos, cortámos aos bocados)
pusémos ao lume com água e temperámos
com um pouco de sal e de azeite
… E foi com muito orgulho pelos resultados obtidos que fomos oferecer à coordenadora uma tigela da nossa sopa.
A restante comemos toda ao almoço.
Foi unânime a opinião de que estava Muito Boa!!
( só falta esperar que cresçam mais legumes)
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
Partilhar o Natal - JI Aquário
Na sala dos Golfinhos do J.I.Aquário está a desenvolver-se um projeto intitulado «A Ciência da Partilha» inserido no plano anual Multiculturalidade, Globalidade e Solidariedade, que tal como o nome indica, baseia-se na partilha. Pretendemos trocar experiências, realidades e conhecimentos, com crianças de uma sala de pré-escolar de uma escola em S.Tomé e Príncipe.
E… no Natal, Festa da Família e do Amor, que tanto nos inspira e alerta para sermos mais solidários, iniciámos o nosso projeto com uma ação de caráter humanitário e pedimos a colaboração aos pais. Com estes, angariámos brinquedos, vestuário e calçado, adequados ao clima e à idade das crianças de S. Tomé.
Mais uma vez as famílias excederam as nossas expetativas, pelo que agradecemos desde já a disponibilidade e boa vontade com que sempre aderem às nossas iniciativas. Assim, pais e crianças da sala dos golfinhos e também dos peixinhos, encheram rapidamente as três caixas disponibilizadas, tendo sido necessário arranjarmos outras tantas, chegando ao total de nove.
Em seguida, com o auxílio de uma amiga que nos providenciou forma de enviarmos as nossas doações, perto do Dia de Natal lá seguiram as nossas caixas bem cheias… o que nos deixou felizes por pensarmos que ajudámos muitas crianças, que têm tantas necessidades a terem este ano um Natal mais Feliz. Para tal, ajudámos a carregar uma carrinha que veio buscar as nossas caixas e as transportou para um armazém, de onde partiram para uma grande viagem de barco, sabendo de antemão que iriam ser presentes do Dia dos Reis.
Ao iniciarmos esta atividade, alertámos as crianças para a disparidade social que existe na sociedade e promovemos o espírito de partilha e a consciência moral de nos preocuparmos com aqueles que menos têm, com o objetivo global de as estimularmos a serem futuros cidadãos responsáveis e intervenientes numa sociedade que se pretende una e justa.
E… no Natal, Festa da Família e do Amor, que tanto nos inspira e alerta para sermos mais solidários, iniciámos o nosso projeto com uma ação de caráter humanitário e pedimos a colaboração aos pais. Com estes, angariámos brinquedos, vestuário e calçado, adequados ao clima e à idade das crianças de S. Tomé.
Mais uma vez as famílias excederam as nossas expetativas, pelo que agradecemos desde já a disponibilidade e boa vontade com que sempre aderem às nossas iniciativas. Assim, pais e crianças da sala dos golfinhos e também dos peixinhos, encheram rapidamente as três caixas disponibilizadas, tendo sido necessário arranjarmos outras tantas, chegando ao total de nove.
Ao iniciarmos esta atividade, alertámos as crianças para a disparidade social que existe na sociedade e promovemos o espírito de partilha e a consciência moral de nos preocuparmos com aqueles que menos têm, com o objetivo global de as estimularmos a serem futuros cidadãos responsáveis e intervenientes numa sociedade que se pretende una e justa.
terça-feira, 9 de janeiro de 2018
O Natal no JI Aquário
O Natal na
nossa Escola é sempre vivido com muita emoção e envolvência, todos
participamos, quer na decoração da Escola/ salas e Presépio … … Pois o Presépio
é a verdadeira essência do Natal!
Este ano agradecemos ainda a participação dos pais (sala das conchinhas, Estrelinhas e Sala do Mar) pelos efeitos de Natal que fizeram para enfeitar a árvore de natal que acolheu o Presépio (feito pelas crianças) .
Veio abençoar os homens, partilhar o seu amor
e a sua luz! “
Esta foi a
mensagem por nós transmitida a todas as crianças e seus familiares que connosco
estiveram em união, na festa de Natal.
Como já é
tradição, neste dia as crianças foram atores e representaram para os seus
amigos e familiares a história do nascimento do menino Jesus, razão pela qual
se comemora o Natal. Os valores que todos os dias são incutidos, neste dia,
ganham forma e vida com a alegria das crianças.
Festa do Jardim de Infância...
Festa da Creche
Nas Salas festejou-se com o habitual lanche convívio …
Trocámos
sorrisos, abraços e ainda tivemos direito a surpresas, com a vinda do Pai Natal
à nossa escola.Este ano agradecemos ainda a participação dos pais (sala das conchinhas, Estrelinhas e Sala do Mar) pelos efeitos de Natal que fizeram para enfeitar a árvore de natal que acolheu o Presépio (feito pelas crianças) .
Fizemos as nossas coroas de Reis e Rainhas,
cantámos, dançamos a valsa com os nossos pares e por último tirámos uma
fotografia em grupo, para mais tarde recordar!
Subscrever:
Mensagens (Atom)











