Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Visita à Igreja de Nossa Senhora da Anunciada - Jardim de Infância “AQUÁRIO” e Jardim de Infância “ A NUVEM”

Advento é tempo de preparar alegremente a grande festa do nascimento de um Menino muito especial, “o nosso melhor Amigo” (G. 4 anos), “é Jesus, que vive no nosso coração” (F. 4 anos). É tempo de reflexão, de espera e de muito amor. 

E foi neste espírito que as crianças do JI “AQUÁRIO” e do JI “A NUVEM” viveram esta quadra. De entre as várias atividades que foram realizadas destaca-se a visita que as crianças de ambos os sectores fizeram à Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, a nossa padroeira. A convite do senhor Padre Fernando visitámos a igreja, falámos sobre o tempo do advento, ficámos a conhecer a verdadeira história do Pai Natal – São Nicolau e tivemos oportunidade de ver o presépio. No entanto as crianças ficaram surpresas com a “ausência” do Menino Jesus no mesmo! Ao que o senhor padre explicou que a figura central, Jesus, apenas é colocada na noite de 24 para 25 de Dezembro!

Foi uma tarde diferente de união e partilha entre os dois jardins de infância do nosso centro!






quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Dia Nacional do Pijama no JI "A NUVEM"


No dia 20 de Novembro, com o nosso pijama celebrámos o dia em que o tema principal foi a Solidariedade. Com o contributo de todas as famílias, construímos uma casa que simboliza o direito de todas as Crianças a terem um Lar.
            A equipa da Creche, presenteou as crianças do Pré-escolar, com a dramatização da "Pedra Falante", que nos transmitiu a mensagem de respeito que todos devemos ter pela Mãe Natureza" e pela sustentabilidade do nosso Planeta, alertando igualmente, para o flagelo dos incêndios, que tantos lares tem destruído. As salas do pré-escolar entraram na "Casa de Todos" para ouvir uma história que representa o amor de uma família pelos filhos, sejam eles gerados na barriga ou somente no coração!
           
"É no pré-escolar que se desenvolve a educação para a cidadania, enquanto formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias que conhecem e exercem os seus direitos e deveres, em diálogo e respeito pelos outros, com espiríto democrático, pluralista, crítico e criativo." OCEPE's, 2016, pág.39







quinta-feira, 8 de novembro de 2018

"Passear por aí... na doca" - JI Aquário


“Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interação com o mundo que os rodeia.”

OCEPE

Fomos à Doca ver os barcos e o bote do pai do Martim. Mas o que é um bote? É um Barco?



“- O senhor pode vir ajudar?



- O que precisam?


- Queremos saber o que é um bote…

- Os botes são estes aqui à frente, também há os de fibra, que são aqueles. As embarcações, aqueles grandes, são os barcos. Olha, podem esperar um bocadinho aqui que eu já volto?



Quando voltou o senhor trazia um chapéu e um cesto cheio de coisas.


“Isto é um chapéu de descarregador e o cesto está cheio de coisas apanhadas no mar… um buzio, uma buzina e uma canilha, uma garrafa que estava há muito tempo no mar, corais, uma estrela-do-mar, e até um pau. “











Obrigado aquele senhor pescador que falou com dedicação e entusiasmo da sua profissão.

Aprender assim é mais divertido.

“Existe um conjunto de conhecimentos relativos ao meio social e cultural que a criança vai adquirindo nos seus contextos sociais imediatos (família e jardim de infância) e no ambiente da sua comunidade. Estes saberes facilitam uma progressiva consciência de si, do seu papel social e das relações com os outros e uma melhor compreensão dos espaços e tempos que lhe são familiares, permitindo-lhe situar-se em espaços e tempos mais alargados.”

ocepe

Semana da Alimentação no JI Aquário



Durante uma semana as crianças do ji Aquário degustaram, trabalharam e aprenderam sobre “Alimentação Saudável”.

É importante consciencializar as famílias e as crianças, da importância de  criar hábitos saudáveis. Como tal, convidámos uma médica /nutricionista que de uma forma simples e divertida explicou a roda dos alimentos, o que devemos comer e o que devemos evitar, realçando os malefícios do açúcar.

 Pois como diz o provérbio popular “É de pequenino que se torce o pepino”.


  Fizemos  ainda um lanche convívio, onde cada uma das salas foi responsável por confecionar algo  ex. (pão de alfarroba, sumos de cenoura, laranja e beterraba, bolo de espinafres, salada de frutas, espetadas de fruta).









Com as folhas de tília da árvore do nosso jardim ,fizemos chá frio.


Com as cascas da fruta que comemos ao almoço, colocámos no desidratador para as desidratar e aproveitámos todos os nutrientes e vitaminas que a fruta tem.



O desafio foi lançado aos pais “menos açúcar e mais fruta”.




sábado, 27 de outubro de 2018

Magia na Creche no JI Aquário


A fantasia e a magia do mundo sensorial andam de braços dados com a magia do sorriso e da descoberta.

Esta curiosidade inata e o espanto imediato, fazem desta etapa uma das mais deliciosas e importantes na vida da criança.

Assim sendo a Música, as luzes e a expressão motora, são algumas das áreas que mais devem ser trabalhadas e valorizadas.

 Para nos alegrar e reforçar esta magia e curiosidade intrínseca, veio até nós a companhia “ Ecos” onde nos veio mostrar “ o que existe para além do Arco-íris “…









terça-feira, 16 de outubro de 2018

Inicio do ano letivo 2018/2019 no JI Aquário


O nosso Jardim de Infância deseja a todos os pais, famílias e crianças, um ano lectivo, cheio de aventuras e muitas descobertas…

Neste misto de saudade (dos que partiram e voaram mais além…) de ansiedade (dos que entram pela primeira vez) e de alegria (dos que se encontram de novo), fica o nosso apelo de serenidade e cumplicidade entre todos. Crescer é sinónimo de “ sentir, mexer, trepar, chorar, sorrir, ganhar asas e voar.”

Apostamos numa Educação Lúdica/sensorial em que é permitida á criança ter espaço e liberdade para …   Sentir o prazer de andar descalço e construir castelos de areia …




Baloiçar num pneu velho, sentir a brisa no rosto e o cheiro a maresia… 


…Ouvir histórias de mãos dadas com a natureza…




…Dormir ao ar livre e absorver a energia do sol, do vento, dos melros que teimam em nos dar bons dias…

… De pintar com as mãos, com os pés, de fazer papinhas de areia



 … Correr, pedalar, brincar com caixas e dar asas à nossa imaginação 


… Fazer amigos que nos ajudam a crescer e a tornar-nos em pessoas únicas e especiais




Juntos aprendemos a viver em comunidade e em cidadania, sejam bem-vindos a esta "casa” e a esta grande “ Família “!