Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de janeiro de 2010

AS CRIANÇAS DO JI AQUÁRIO FORAM AO MUSEU

Inserido no projecto "A Arte no Jardim de Infância", a Sala dos Peixinhos e a Sala das Estrelinhas foram ao CCB, participar numa visita guiada intitulada " A Dança das Esculturas".
As crianças já tinham algumas noções do que eram esculturas e dos diversos materiais utilizados, uma vez que foi um tema desenvolvido durante o 1º período.



"Vivemos uma grande aventura, fomos a Lisboa ao CCB, era uma casa muito grande e as pedras pareciam de um castelo. Fomos lá ver esculturas. Quando entrámos vimos uma escultura em ferro, de uma árvore morta, sem flores, folhas e frutos. Era fria porque era de ferro. Estava lá um avião e o desenho era ao contrário, a terra estava em cima e o céu estava em baixo. Era o avião "de pernas para o ar". Voámos no mundo dos cogumelos, vimos uma escultura que tinha rolhas e uma escada. À saída vimos uma escultura que parecia uma árvore de Natal feita com garrafas verdes. Era enorme."

Texto Colectivo

Também a Sala dos Pinguins e a Sala dos Golfinhos tiveram a oportunidade de visitar a Casa das Histórias - Museu Paula Rego, onde numa visita orientada contactaram directamente com a obra desta pintora.



"...à noite os animais saltam dos quadros e vão dançar com as bailarinas..." "Saímos daquela sala cheia de animais e fomos parar dentro de um sonho. As almofadas guardam os nossos sonhos. A almofadinha deixou que nós entrássemos no sonho da menina que estava apaixonada. As meninas estavam a apertar a barriga e a verem ao espelho. Elas iam ao baile do Sr. Príncipe que era um Príncipe Porco. Ele estava nuns quadros e também estava lá de verdade, sentado numa cadeira, com um pé partido e com adesivos no pé" "Estava lá a pintura de uma senhora toda nua, que era gorducha, era a Tia Emília. Não sei porque é que ela estava nua." "Eram muitas pinturas que são quadros nas paredes. Umas eram pequenas e normais mas outras eram enormes. Tinham muitas coisas lá desenhadas. Eu acho que a senhora que pintou aqueles quadros até ficou muito cansada." "Quem pintou aqueles quadros foi a Paula Rego, ela mora em Inglaterra que é onde se fala inglês. os quadros vieram para o museu num camião muito grande."
Texto Colectivo

A fase de desenvolvimento em que a criança se encontra na idade pré-escolar é a altura excelente para lhe proporcionar experiências que lhe permitam dominar os diferentes tipos de arte e enriquecer os horizontes culturais, uma vez que a sua imaginação e criatividade estão em verdadeira ascensão.

ALGUMAS PRODUÇÕES REALIZADAS PELAS CRIANÇAS BASEADAS NA OBRA DE PAULA REGO


1 comentário:

Joaquim disse...

Gostei muito de ver esta reportagem... Ao vê-la, evoquei os meus quatro anos (já lá vão 56), quando visitei ali bem perto o Museu dos Coches pela mão da minha mãe... Ainda hoje tenho essas imagens na memória! Desde aí, sempre que pude, visitei museus. Ainda hoje!
Assim será com todos os meninos que tiveram a oportunidade de fazer esta visita!