Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Heróis do coração - JI Aquário

Todas as crianças tem heróis…
Alguns deles são da televisão, dos desenhos animados ,outros ainda fazem parte do imaginário da criança…
Mas existem os heróis do coração, são aqueles que todas as crianças sonham e idealizam ser um dia , pela nobreza das suas ações, pelas fardas, pelos carros , por todo o encanto  que é …ser policia e ser bombeiro.



O pai da Mariana veio á nossa escola,trouxe com ele outros policias que falaram sobre “o que é ser policia”, e sobre “segurança infantil “ .   
Aprendemos muitas coisas importantes …



Ficámos curiosos em ver de perto “ a casa dos policias “ –Gustavo Descobrimos mais tarde que se chama “Esquadra”, e fomos até lá…






Foi muito divertido   e até tivemos direito a um lanche  oferecido pelos policias

Brincámos todos juntos e ficámos ainda com mais vontade de um dia sermos …Policias.


Obrigada pelo carinho, pela amabilidade e simpatia com que nos receberam…
Vamos agora falar dos outros herois " os bombeiros " ...que também eles contribuem para o nosso bem estar... As crianças das salas dos 2 anos, realizaram uma visita guiada ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Setúbal. Todas experimentaram a sensação de serem pequenos bombeiros durante alguns momentos. Entraram no carro de combate aos fogos, na ambulância que transporta doentes. Viram o barco de socorro a náufragos e afundamentos. Experimentaram os capacetes e tocaram nos fatos para verificar a sua resistência. E sobretudo divertiram-se imenso.
As crianças das salas das conchinhas e focas foram também visitar os bombeiros , mas desta vez foram ao quartel dos Bombeiros Sapadores de Setúbal. Tiveram a oportunidade de ver um filme sobre os terramotos e quais as precauções e atitudes a tomar face a esta situação. Foi com prazer e satisfação que as crianças andaram num carro dos bombeiros e ouviram o barulho das sirenes. No decorrer da nossa visita o alarme soou, havia uma emergência...eis que os bombeiros tiveram que agir rapido sem demoras e nós ficámos estupefactos a vê-los partir... Foi emocionante e ao mesmo tempo muito divertido...

Obrigada pela forma generosa e simpática com que nos receberam...

1 comentário:

Joaquim disse...

O processo de aprendizagem pode iniciar-se em sala mas ficará truncado se não for documentado. Por isso trazer a Comunidade à Escola ou levar a Escola à Comunidade é um corolário educativo insubstituível!
Ora, o trabalho aqui apresentado demonstra essa preocupação educativa da equipa pedagógica do Aquário!
Bombeiros e polícias puderam "passar" às crianças a sua "verdadeira" imagem, por vezes tão deturpada pela comunicação social.
Com estas técnicas de aprendizagem, integram-se as crianças na Sociedade... e a Sociedade fica mais enriquecida.