Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

O Jardim de Infância “Aquário” no “ Olá Palavra 2013”

No dia 31 de Maio de 2013 as salas das Conchinhas e das Estrelinhas foram ao Instituto Piaget em Almada, participar no evento “Olá Palavra 2013”!
Saímos de Setúbal no comboio da Fertagus, que em parceria com o Instituto Piaget nos ofereceram as passagens. Muitas das crianças nunca tinham viajado de comboio, o que para elas, foi uma grande aventura e a descoberta de um meio de transporte diferente daqueles a que estão habituados.


Chegados ao Campus , instalámo-nos confortavelmente no jardim à sombra de um pinheiro , e começamos a almoçar, até porque depois, tínhamos à nossa espera inúmeras histórias, danças e aventuras que nos deliciaram e encheram o coração!!!

 Começámos a nossa “viagem nas histórias”, pela sala Fungagá da Bicharada onde ouvimos a história da “Amélia”, uma menina muito doce que queria muito ter um animal de estimação, fosse ele qual fosse…um cavalo, um pássaro, uma baleia…até que um dia lá alcançou o que tanto queria, e a sua mãe acabou por lhe oferecer um cachorrinho! Afinal de contas todos precisamos de amigos!!!


 
 
A sala da Miufa, foi a que se seguiu e acreditem era verdadeiramente assustadora, bem mas não o suficiente para meninos corajosos, destemidos e habituados a ouvir histórias como nós!!! Uma velhinha contava-nos que um dia engoliu um mosquito… coitada quase lhe dava um fanico!!! Muitos outros animais engoliu…até um cavalo inglês e no final deu-lhe um fanico de vez!!!


 
 Na sala Naturalmente, entrámos num consultório médico no fundo do mar e era no mínimo hilariante! Todos precisavam de uma ajudinha do doutor que chegou de submarino…a tartaruga muito esquecida, o polvo que adorava compras, o tubarão cheio de dor de dentes e a estrela do mar que via muito mal!!! Todos eles foram curados com muita dedicação e no final também nós demos uma ajudinha ao doutor!


 
 E a nossa viagem pelo maravilhoso mundo das histórias estava a chegar ao fim, mas uma bela surpresa esperava por nós! Na sala Hakuna Matata, estava a já nossa conhecida contadora de histórias Rita Alves, que nos recebeu com o livro “Ainda nada”. Esta história fala de um senhor que um dia semeou uma sementinha, mas esqueceu-se de cuidar dela totalmente…só lhe deu terra, água e sol, faltou-lhe algo muito importante, aquilo que reside no nosso coração: o AMOR. Esperou e desesperou pela sua planta, sempre muito zangado porque ela não crescia…um dia um pássaro que por ali passava habitualmente e que se preocupava com a sementinha, viu a flor que desabrochava, baixou o seu voo e levou-a no bico!!!
                                  

As palavras e as histórias são como as sementes têm que ser cuidadas e amadas, pois só assim podem florescer e encantar os nossos corações. Depois da história cada um de nós foi semear uma sementinha, uma sementinha que carregava no seu interior uma história, aquela que nós mais gostamos e que é a música que embala a nossa imaginação! Até se ouviu dizer “…agora vou ter uma planta de histórias na minha casa”.

 
Mas as aventuras não ficaram por aqui! No exterior do Campus, aventurámo-nos a fazer slide, dançámos músicas medievais e outras  já nossas conhecidas!!!
 Foi um dia muito divertido, cheio de magia, encanto e aventura. Na nossa cabeça trouxemos as memórias do que ouvimos, do que vimos e do que experimentámos e nas nossas mãos, cuidadosamente transportámos a nossa sementinha das palavras. Agora vamos lhe dar o que ela precisa para crescer e esperar que de cada vaso floresça uma linda história e a vontade aguçada de quer sempre mais e mais histórias, sempre mais e mais palavras que alegrem as nossas vidas!!!
Obrigada às Mães que nos acompanharam, ao Instituto Piaget  e à Fertagus pelo dia que nos proporcionaram!

Sem comentários: