Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de julho de 2017

“Fruta na mão … farinha no pão!” - JI Aquário

Com a preocupação de promovermos nas crianças hábitos nutricionais corretos e cientes dos benefícios para a saúde de uma dieta que integre o pão, resolvemos conhecer melhor este alimento e aprendemos que é um hidrato que aporta energia ao organismo - fator essencial para as brincadeiras diárias das crianças!


Para sabermos mais visitámos moinhos onde descobrimos as funções do moleiro e do padeiro e participámos numa atividade na quinta dos Olivais onde fizemos pão que levámos para casa.




Seguidamente com a ajuda de uns avós foi a nossa vez de fazermos pão de forma tradicional, cozido em forno de lenha.



Na escola fizemos pão nas salas e depois de cozido e arrefecido, comemos o nosso pão que achámos muito saboroso e ficámos conhecedores de todos os passos do ciclo do pão.


Mas queríamos mais e usámos a imaginação para experimentar e fazer novas espécies de pão, feitas à base de farinhas provenientes de legumes e frutos da nossa escola. Semeámos legumes para elaboração de farinhas e escolhemos a abóbora, a beterraba e a cenoura pelas suas cores e sabores. 



Também fomos descobrir quais os frutos das nossas árvores que podíamos utilizar e como estávamos no fim do Inverno só conseguimos limões, laranjas e maçãs, mas aproveitámos bananas e peras dos lanches. 


Para transformarmos estes alimentos em farinha investigámos e descobrimos que os alimentos para serem transformados em pó, inicialmente teriam de estar desidratados. Isto é, tínhamos de tirar-lhes toda a água! Tentámos então secá-los ao sol, mas demorava muito tempo porque o Sol não estava muito forte. 

Depois de secarmos as frutas, observámos ao microscópio e comparámos as diferenças entre fruta fresca e fruta desidratada e percebemos porque é que tínhamos que secar todos os alimentos que íamos utilizar na confeção do pão.


Então para nos auxiliar na nossa tarefa comprámos um aparelho que se chama desidratador onde colocámos frutas e legumes variados.


Depois de desidratados, até com as cascas que são altamente nutritivas e que raramente são aproveitadas, fizemos farinha. Para isso, necessitámos de lavar muito bem as frutas ou os legumes e retirámos o branco da casca dos citrinos. Depois cortámos em rodelas muito finas e colocámos sem sobrepor nos tabuleiros da desidratadora. Finalmente moemos muito bem na trituradora, peneirámos a farinha e ficou em pó.



Finalmente e com as diferentes farinhas obtidas, fizemos pães que ficaram excelentes e que variaram em textura, sabor e cor.



Aliámos a tradição à modernidade e numa prática de sustentabilidade aproveitámos os recursos existentes na escola para levarmos as crianças a experimentarem novos sabores e criarem hábitos alimentares essenciais para um bom desenvolvimento e um crescimento saudável!

Nota: Este projeto ficou qualificado entre os 12 melhores do 1º escalão, na “14ª edição do Concurso Ciência e Tecnologia na Escola, Fundação Ilídio Pinho” tendo por isso participado numa Mostra Nacional que se realizou no passado mês de Junho em Coimbra.  Durante dois dias, inúmeras pessoas ligadas ao ensino e várias individualidades, incluindo o presidente da Fundação Eng. Ilídio Pinho, a Diretora Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Ministro da Educação e sua exc. o Presidente da República, visitaram o nosso stand e ficaram a conhecer um pouco da nossa realidade escolar.       

Sem comentários: