Desde cedo que nos agarramos à vida…a planta pela raiz, o
bebé pelo cordão umbilical. Nascemos e crescemos com ciência. A gravidez de uma
educadora e a curiosidade das crianças à volta deste assunto foram o ponto de
partida para este projeto. “ Como é que o bebé foi para a barriga?”, “ Se
calhar foi com uma sementinha como a da maçã!”
Juntamente com as crianças fomos investigar a forma como as plantas e os seres humanos nascem e o que precisam para crescer. Promovemos a utilização das ciências e das novas tecnologias, incentivando o estudo científico como forma de trabalho e de resposta às questões colocadas.
Juntamente com as crianças fomos investigar a forma como as plantas e os seres humanos nascem e o que precisam para crescer. Promovemos a utilização das ciências e das novas tecnologias, incentivando o estudo científico como forma de trabalho e de resposta às questões colocadas.
Com a realização deste
projeto observámos e estudámos o desenvolvimento da semente na terra, fazendo
sempre o paralelismo com o desenvolvimento embrionário do bebé no útero
materno. Deste estudo comparativo aprendemos como ambos se desenvolvem e que
cuidados devemos ter com cada um, a sua importância no mundo e essencialmente o
papel importante que a ciência tem na cidadania e no respeito pela humanidade.
Visitamos os serviços de Obstetrícia e Neonatologia do Hospital de São Bernardo
em Setúbal, onde podemos ver in loco
os procedimentos que se têm durante a gravidez e quando nascem os bebés!
Nas nossas mãos temos o futuro, é na escola e nomeadamente no jardim de infância que se forma e desenvolve a personalidade das crianças, que se definem os seus valores e atitudes. As crianças desenvolveram competências como a curiosidade, o pensamento lógico, o rigor, a capacidade de raciocínio, a criatividade, a capacidade de adaptação e o pensamento crítico. Agora têm uma maior consciência do que precisam pessoas e plantas para crescerem e se desenvolverem harmoniosamente, para que possamos construir um mundo melhor, mais sustentável e feliz!
Nas nossas mãos temos o futuro, é na escola e nomeadamente no jardim de infância que se forma e desenvolve a personalidade das crianças, que se definem os seus valores e atitudes. As crianças desenvolveram competências como a curiosidade, o pensamento lógico, o rigor, a capacidade de raciocínio, a criatividade, a capacidade de adaptação e o pensamento crítico. Agora têm uma maior consciência do que precisam pessoas e plantas para crescerem e se desenvolverem harmoniosamente, para que possamos construir um mundo melhor, mais sustentável e feliz!
Sem comentários:
Enviar um comentário