Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2018

“ Será que a semente da maçã é igual à semente que está na barriga da mamã?” - JI Aquário

No Jardim de Infância Aquário praticamos uma filosofia assente nos princípios de respeito pela natureza aliada à descoberta através da ciência. Valorizamos os interesses e as questões que as crianças nos colocam, partindo das mesmas para o desenvolvimento de vários projetos. Foi com base nesta nossa prática que surgiu e se desenvolveu este projeto, com o qual nos candidatamos ao Prémio Fundação Ilídio Pinho “ A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização”

Desde cedo que nos agarramos à vida…a planta pela raiz, o bebé pelo cordão umbilical. Nascemos e crescemos com ciência. A gravidez de uma educadora e a curiosidade das crianças à volta deste assunto foram o ponto de partida para este projeto. “ Como é que o bebé foi para a barriga?”, “ Se calhar foi com uma sementinha como a da maçã!”



Juntamente com as crianças fomos investigar a forma como as plantas e os seres humanos nascem e o que precisam para crescer. Promovemos a utilização das ciências e das novas tecnologias, incentivando o estudo científico como forma de trabalho e de resposta às questões colocadas.

Com a realização deste projeto observámos e estudámos o desenvolvimento da semente na terra, fazendo sempre o paralelismo com o desenvolvimento embrionário do bebé no útero materno. Deste estudo comparativo aprendemos como ambos se desenvolvem e que cuidados devemos ter com cada um, a sua importância no mundo e essencialmente o papel importante que a ciência tem na cidadania e no respeito pela humanidade. Visitamos os serviços de Obstetrícia e Neonatologia do Hospital de São Bernardo em Setúbal, onde podemos ver in loco os procedimentos que se têm durante a gravidez e quando nascem os bebés!





 Nas nossas mãos temos o futuro, é na escola e nomeadamente no jardim de infância que se forma e desenvolve a personalidade das crianças, que se definem os seus valores e atitudes. As crianças desenvolveram competências como a curiosidade, o pensamento lógico, o rigor, a capacidade de raciocínio, a criatividade, a capacidade de adaptação e o pensamento crítico. Agora têm uma maior consciência do que precisam pessoas e plantas para crescerem e se desenvolverem harmoniosamente, para que possamos construir um mundo melhor, mais sustentável e feliz!

Sem comentários: