sábado, 31 de julho de 2010
O Patinho Coxo
É sua autora a educadora Helena Páscoa da sala dos coelhinhos da Gotinha de Água que me deixou um CD com a gravação que possui muita qualidade e que recomendo como suporte educativo.
Contada pela educadora com a colaboração dos seus meninos que fazem as vozes dos animais que habitam a quinta, foca um tema que tem a a ver com o projecto pedagógico da Gotinha de Água - "O Ser Diferente".
De facto, na Quinta da Alegria acontece algo que a pode transformar em Quinta da Tristeza, mas a atenção ao outro, a solidariedade, a valorização das habilidades de cada um, acabam por trazer a alegria da integração e a aceitação e a valorização da diferença.
Quero destacar neste trabalho da Helena, para além do efeito educativo nas crianças, o facto de constituir um excelente suporte didáctico que assim fica disponível para ser utilizado futuramente por quem o desejar.
Mata Fernandes
(Coordenador das Escolas ao nível da Direcção)
sexta-feira, 30 de julho de 2010
O Tangram e o computador em contexto de jardim de infância
Nele se descreve uma experiência educativa em que a educadora, enquanto agente no domínio da Matemática, procura que as crianças construam entendimentos matemáticos, interagindo com o ambiente físico e social que as rodeiam e reflectindo sobre essas experiências.
O instrumento que usa e descreve é o conhecido jogo Tangran feito para computador.
De realçar ainda o facto de este trabalho constituir uma auto-avaliação do projecto pedagógico-educativo de sala da educadora - "Viver a Matemática" - que, dando continuidade ao trabalho desenvolvido em anos anteriores, implementou na sala de actividades uma área específica para os meninos de 5/6 anos, designada o "Cantinho da Matemática".
Para além do efeito educativo no desenvolvimento das crianças da educadora, consideramos este tipo de trabalhos muito relevante para a nossa Instituição, em boa hora aproveitado também pela Associação de Professores de Matemática, e digno de ser replicado por outros educadores, quer em ambiente formativo, quer em sala com as crianças.
Mata Fernandes
(Coordenador das Escolas ao nível da Direcção)
terça-feira, 20 de julho de 2010
7 Dias, 7 Artes no JI Aquário
Dia da Pintura (Dia Mundial da Criança)
Dia da Dança
Dia do Teatro
Parecia Carnaval, houve mascarados por toda a escola, vestimos fatos e pintámos a cara e as unhas. Fomos mães, pais, princesas, vampiros,... Também fizemos fantoches e fomos personagens em histórias de encantar.
Dia da Literatura
Brincámos com as letras e ouvimos uma história contada por uma escritora de Literatura Infantil.
Dia da Escultura
A mãe do Pedro trouxe barro e ensinou-nos a modelar e a colar com barro liquido .... mas também fizemos coisas com massa salgada e pasta de papel.
Para acabar estes dias tão ricos, tínhamos previsto irmos ao cinema. Como estava a decorrer o Festroia não quisemos deixar de aproveitar esta oportunidade, mas a chuva não permitiu que todos nos deslocássemos ao Auditório. Assim enquanto os meninos mais pequenos assistiram a uma história projectada no Salão Polivalente, os mais velhos foram ver curtas metragens ao cinema.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Desce-se a cortina, depois de vários meses, de êxitos grandes e sonoros, ou pequenos e silenciosos, de progressos, de ensaios e erros.
Foi com esforço ou fantasia, muito alegre, poucas vezes triste, que se descobriu a magia das palavras e dos números.
Deixamos para trás um sítio onde tanto aprendemos, e onde cumprimos a primeira etapa da nossa vida.
Quem também nos viu crescer foi a nossa amiga Lurdes, que ao longo de 30 anos prestou os seus serviços a esta Instituição, e contribui para a educação de todas as crianças que por aqui passaram. Na hora da despedida, foi homenageada por todos os presentes e pelos membros da Direcção.Crianças e famílias partilharam este momento tão especial!
Agora é hora de dizermos ATÉ SEMPRE… e começarmos a “VOAR”.
De 1 a 9 de Junho, realizámos no J.I. "O Peixinho" uma Oficina de Ciências, como culminar o nosso Projecto Pedagógico "Mundo da Fantasia: Experiências em Movimento".
Experiências como: "A velocidade dos objectos", "Como se enche um balão com gás?", "Será que flutua" e "Áspero e Macio", foram algumas das experiências partilhadas pelas crianças, num intercâmbio de salas.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
JÚRI DE FORMAÇÃO DE COLABORADORAS DA INSTITUIÇÃO
No dia 13 de julho, oito colaboradoras do Centro Paroquial compareceram, na Sala Gaudi do nosso ATL, a Júri do Centro Novas Oportunidades Arrábida que validou a formação que iniciaram há um ano, em Julho de 2009. Para cada uma delas o Júri traçou um plano de formação contínua que passa, na maioria dos casos, pela continuação de estudos em cursos EFA, de forma a articular a formação escolar com a formação e certificação profissional nas áreas em que diariamente se ocupam, nas Escolas ou no Lar.
O grupo de formandas era constituído por auxiliares de ação educativa e trabalhadoras dos serviços gerais da nossa Instituição.
Segundo a apreciação final global do Júri, o grupo destacou-se por algumas particularidades que potenciaram grandemente a formação, nomeadamente o espírito de entreajuda entre as formandas que fez com que a autoestima e autoconfiança de cada uma delas fossem gradualmente subindo durante a formação, eliminando dúvidas, inquietações e dificuldades de relacionamento social e formativo. O à-vontade com que se apresentaram a Júri nada fazia lembrar a ansiedade, a timidez e a insegurança dos primeiros da formação, segundo opinião dos formadores presentes.
Segundo a avaliação das formandas, o encontro, durante a formação, com colaboradoras de outras respostas sociais da mesma Instituição, criou-lhes um espírito de pertença à “mesma casa” que a separação física nunca lhes tinha permitido. Para elas também foi determinante o apoio que receberam das coordenadoras e colegas das respostas sociais a que pertencem.
Este processo de formação iniciou-se por deliberação da direção do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada (CSPNSA), logo após ter tomado posse. Para o efeito foi criada e equipada uma sala de formação com novas tecnologias da informação, que se mostrou eficaz para o efeito. Para motivar a adesão à formação foi determinado pela direção que metade dos tempos formativos seria em tempo de serviço, pertencendo os restantes ao tempo pessoal das formandas.
Nas palavras do vice-presidente da Instituição, é com dupla satisfação que os Corpos Sociais do CSPNSA veem chegar ao fim esta formação iniciada há um ano, em Julho de 2009. Em primeiro lugar, pelas próprias formandas que dispõem agora de mais conhecimentos e competências para enfrentar os desafios profissionais e pessoais que a vida lhes trará. Depois, pelo Centro Paroquial onde, com mais eficiência, continuarão a empenhar-se nos serviços que lhes são confiados. Acrescentou, ainda, que o processo que agora termina deve renovar-se em novas ações de formação não só para aquelas que agora o concluem mas também para todas as que aceitarão, nos próximos anos, iniciar novas oportunidades de formação.
A concluir as suas palavras, o vice-presidente do CSPNSA manifestou, em nome da Instituição, o apreço pelo trabalho que professores e técnicos do CNO Arrábida têm desenvolvido entre nós e, em especial, o trabalho do Júri presente.
Tempo de colheita nas hortas do JI Aquário
Já apanhámos as favas, as ervilhas, os feijões e o grão.
Ficaram a crescer as abóboras e as melancias. Os tomates já estão grandes e vamos comê-los na salada.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Mensagem do P. Miguel, presidente da Instituição, aos E.E. dos nossos finalistas
P. Miguel
(Presidente da Instituição)