Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

JÚRI DE FORMAÇÃO DE COLABORADORAS DA INSTITUIÇÃO


No dia 13 de julho, oito colaboradoras do Centro Paroquial compareceram, na Sala Gaudi do nosso ATL, a Júri do Centro Novas Oportunidades Arrábida que validou a formação que iniciaram há um ano, em Julho de 2009. Para cada uma delas o Júri traçou um plano de formação contínua que passa, na maioria dos casos, pela continuação de estudos em cursos EFA, de forma a articular a formação escolar com a formação e certificação profissional nas áreas em que diariamente se ocupam, nas Escolas ou no Lar.



O grupo de formandas era constituído por auxiliares de ação educativa e trabalhadoras dos serviços gerais da nossa Instituição.

Segundo a apreciação final global do Júri, o grupo destacou-se por algumas particularidades que potenciaram grandemente a formação, nomeadamente o espírito de entreajuda entre as formandas que fez com que a autoestima e autoconfiança de cada uma delas fossem gradualmente subindo durante a formação, eliminando dúvidas, inquietações e dificuldades de relacionamento social e formativo. O à-vontade com que se apresentaram a Júri nada fazia lembrar a ansiedade, a timidez e a insegurança dos primeiros da formação, segundo opinião dos formadores presentes.

Segundo a avaliação das formandas, o encontro, durante a formação, com colaboradoras de outras respostas sociais da mesma Instituição, criou-lhes um espírito de pertença à “mesma casa” que a separação física nunca lhes tinha permitido. Para elas também foi determinante o apoio que receberam das coordenadoras e colegas das respostas sociais a que pertencem.

Este processo de formação iniciou-se por deliberação da direção do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada (CSPNSA), logo após ter tomado posse. Para o efeito foi criada e equipada uma sala de formação com novas tecnologias da informação, que se mostrou eficaz para o efeito. Para motivar a adesão à formação foi determinado pela direção que metade dos tempos formativos seria em tempo de serviço, pertencendo os restantes ao tempo pessoal das formandas.

Nas palavras do vice-presidente da Instituição, é com dupla satisfação que os Corpos Sociais do CSPNSA veem chegar ao fim esta formação iniciada há um ano, em Julho de 2009. Em primeiro lugar, pelas próprias formandas que dispõem agora de mais conhecimentos e competências para enfrentar os desafios profissionais e pessoais que a vida lhes trará. Depois, pelo Centro Paroquial onde, com mais eficiência, continuarão a empenhar-se nos serviços que lhes são confiados. Acrescentou, ainda, que o processo que agora termina deve renovar-se em novas ações de formação não só para aquelas que agora o concluem mas também para todas as que aceitarão, nos próximos anos, iniciar novas oportunidades de formação.

A concluir as suas palavras, o vice-presidente do CSPNSA manifestou, em nome da Instituição, o apreço pelo trabalho que professores e técnicos do CNO Arrábida têm desenvolvido entre nós e, em especial, o trabalho do Júri presente.

Nota: este texto foi escrito de acordo com as regras do novo acordo ortográfico.

Sem comentários: