Tarde – todas as salas de J.I. (crianças e respetivas educadoras) juntaram-se no espaço exterior e numa “roda gigante” cantaram canções e disseram poesias alusivas ao tema. Seguidamente, cada grupo encheu um vaso com terra e plantou uma pequena nespereira, que depois de regada foi levada para junto de cada sala, para que as crianças fiquem responsáveis por cuidarem dela e regá-la, até que esta cresça e possa ser transplantada para um local definitivo.
Na semana seguinte e ainda integrado no Dia da Árvore e das Florestas, as crianças foram à Praça do Bocage participar numa atividade organizada pela Portucel, intitulada “Dá a mão à floresta”. Esta fábrica de papel utiliza o eucalipto como principal matéria prima e ao realizar esta iniciativa, que incide na vertente educacional e ambiental, tem como objetivo sensibilizar os mais jovens para a necessidade de proteger e valorizar o nosso património florestal e preservar o ambiente.
Neste dia, as crianças
participaram em diversas atividades lúdicas e pedagógicas que valorizavam a
importância das árvores e das florestas, tanto para as pessoas como para os
animais.
"...imaginámos que eramos árvores e "passeámos" pelo outono, inverno , verão e primavera..."
“Pintámos as caras com desenhos de plantas e fizemos um jogo com dados gigantes, onde só podíamos avançar quando respondíamos certo às perguntas que nos faziam sobre o ambiente. Como nós sabemos muita coisa do ambiente chegámos ao fim muito depressa e disseram parabéns!”
Sem comentários:
Enviar um comentário