Esta visita tinha como objectivo fulcral desenvolver a
ligação entre a escola e o mundo real numa perspectiva de contextualização das aprendizagens
desenvolvidas nas respetivas salas de jardim-de-infância (área do conhecimento
do mundo). Por outro lado, esta visita veio ampliar experiências e saberes das
crianças, evidenciando a importância da conservação da biodiversidade do
planeta (diferentes espécies de seres vivos que existem nos mais variados
habitats), promovendo desta forma o convívio entre as crianças (articulação
entre salas).
Antes da visita, e para que esta realmente fizesse
sentido, foram realizadas algumas atividades nas respetivas salas partindo
dos interesses e da curiosidade inata das crianças, pois “A curiosidade natural
das crianças e o seu desejo de saber é a manifestação da busca de compreender e
dar sentido ao mundo que é própria do ser humano e que origina as formas mais
elaboradas do pensamento, o desenvolvimento das ciências, das técnicas e,
também, das artes” (In Orientações
Curriculares para a educação pré-escolar, 1997, pp. 79).
Após as atividades realizadas nas salas houve uma troca
de saberes entre os dois grupos de crianças.
No dia da visita, antes de o autocarro partir, as
crianças já questionavam acerca dos animais. Alguns queriam ver as cobras,
outras só pensavam em ver os peixes, mas todos com entusiasmo pelo momento que
se aproximava.
Ao chegarmos a Lisboa, os adultos e as crianças puderam
ter um primeiro contacto com o espaço e logo de seguida iniciámos a nossa
visita. As crianças puderam deliciar-se com o espetáculo dos golfinhos e dos
leões-marinhos, observando o quão dóceis, sociais e comunicativos são estes
animais.
Após o espetáculo, estava na hora de repor energias. Seguiu-se o almoço no parque de
merendas. Reiniciámos a nossa visita, onde as
crianças procuravam ver todos os animais e contemplar a natureza. Trilhámos
caminhos e conhecemos animais que ainda não tínhamos visitado.
Tais como as imponentes girafas, os grandes elefantes, os majestosos leões…macacos, rinocerontes, entre outros. Descobrimos as características da horta e dos animais da Quintinha tais como ovelhas, porcos, póneis, entre outros. Para finalizar, visitámos um dos locais que suscita uma grande curiosidade às nossas crianças: O reptilário. Neste local, pudemos observar o comportamento peculiar dos animais selvagens mais aterradores, como os dragões de Komodo e os crocodilos.
Já muito cansados mas cheios de novos saberes,
regressámos à nossa escola. Tais como as imponentes girafas, os grandes elefantes, os majestosos leões…macacos, rinocerontes, entre outros. Descobrimos as características da horta e dos animais da Quintinha tais como ovelhas, porcos, póneis, entre outros. Para finalizar, visitámos um dos locais que suscita uma grande curiosidade às nossas crianças: O reptilário. Neste local, pudemos observar o comportamento peculiar dos animais selvagens mais aterradores, como os dragões de Komodo e os crocodilos.
Durante a semana seguinte, a Sala das Focas em parceria
com a Sala dos Pinguins elaboraram o registo da visita, onde as crianças
escolheram o animal que mais gostaram de observar no Jardim Zoológico,
representando-o numa pintura coletiva.
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