Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 6 de março de 2015

Visita à lota e ao mercado - JI Aquário

A sala das Estrelinhas fez uma visita à lota e ao mercado com uma técnica do Museu do Trabalho.

Começámos pela visita à lota, fizemos de conta que entrámos num barco de pesca e partimos para a “faina”! Depois desta “viagem” e “chegados a terra firme” fomos conhecer os pescadores da nossa cidade e aprender mais sobre esta profissão tão importante e característica de Setúbal!


Os pescadores estavam a coser as redes para que os peixes não fujam pelos buracos. Mostraram-nos a agulha com que se cose!



 
Na lota observámos a chegada do peixe, a balança onde é pesado, a máquina que produz gelo e o grande frigorífico onde se armazena o peixe até que se seja comercializado.







Já na praça observámos as diferentes espécies de peixes que habitam na nossa costa e no oceano que banham o nosso país – o Oceano Atlântico.







 
Na sala enquanto falávamos sobre a visita surgiu o interesse, por um pequeno grupo de meninos, pelo mar! Foi assim que surgiu o projecto “O que há no Fundo do Mar?”

Explorámos, pesquisámos, pedimos ajuda aos pais e realizamos o projecto que depois de concluído foi comunicado ao restante grupo de crianças.

Comunicar aos outros aquilo que aprendemos e descobrimos é parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem cooperada. Ao difundir o nosso conhecimento, o nosso trabalho e as nossas aprendizagens adquirem uma verdadeira dimensão social!


 

 

 

Sem comentários: