Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

FESTA DE NATAL DO JARDIM DE INFÂNCIA - O PEIXINHO


GUIÃO UTILIZADO NO ESPECTÁCULO APRESENTADO NO AUDITÓRIO

O espectáculo que vamos apresentar insere-se no Projecto Educativo que estamos a desenvolver com as crianças, intitulado “O Mundo da Fantasia: Experiências em Movimento”. Este projecto nasceu do confronto do Jardim de Infância “O Peixinho” com a realidade da comunidade, e da sociedade em geral, onde ele está inserido. Damos continuidade este ano lectivo ao desafio que nos propusemos no ano lectivo anterior, com o tema “Viagem ao Mundo da Fantasia”... Queremos continuar a proporcionar às nossas crianças, vivências fantásticas no mundo das ciências.

Também a festa de Natal é mágica para as crianças, por isso vejamos como um cientista (um mago antigo) procura e encontra a verdadeira

MAGIA DO NATAL

NARRADOR - Há muitos anos atrás, numa terra distante, onde nada tinha sentidos e as pessoas andavam tristes, apareceu um mago para descobrir a poção mágica do Amor. Tinha em seu poder umas ervas que considerava serem as ideais para tal. Juntando as palavras mágicas, o Mago tinha a certeza que nada iria falhar, para o Amor encontrar.
Lança o seu poder e faz CATRAPIM, CATRAPIM, PIM, PIM.

MAGO - Eu vou conseguir. Mais um pouco de Licotex, misturado com Xarabanex e .... CATAPEX, CATRAPEXt PEX, PEX.
(Não acontece nada. O Mago começa a andar de um lado para o outro muito zangado. Faz outra tentativa)

MAGO - Agora é que vai ser. Misturo Celobix com Dinamixe ... CATRAPIX, CATRAPIX, PIX, PIX.
(O mago encosta-se à caixa onde estão os três reis magos. Nessa altura os reis derrubam a caixa e aparecem olhando muito admirados para o mago)

NARRADOR - O Mago ficou espantado quando lhe surgiram os 3 Reis Magos.
Também estes ficaram admirados por estarem num local que não conheciam, quando deviam estar a caminho de Belém. O Mago convidou-os a sentar para ver se conseguia resolver tamanha confusão. Este tenta outra vez, com os seus poderes mágicos, inverter a situação.
MAGO - Agora não vai falhar. Misturo Birolox com Pitomox e... CATRAPOX, CATRAPOX, POX, POX.
(Começa-se a ouvir a canção dos anjinhos. Entra a Sala dos Fraldinhas e os reis magos sentam-se nas três almofadas que estão junto do mago)

MAGO - Mas o que é que se passa? Isto nunca me aconteceu. Eu sou o MELHOR, o MAIOR, o MAGOS DOS MAGOS. Vamos lá ... para o Amor ... para o Amor ... eu vou misturar Amorlax com Brilhadax e ... CATRAPAX, CATRAPAX, PAX, PAX.
(Ouve-se a música das estrelas e entra a Sala dos Traquinas. Quando eles saem, os reis levanta-se das almofadas e gesticulam para o Mago, como se estivessem zangados)

MAGO - Não se zanguem, não se zanguem. A magia vai dar certo. Tenho a certeza! A poção do Amor não é fácil descobrir, mas eu vou conseguir. Gripolux com Tamiflux ... onde é que eu já ouvi isto ... e ... CA TRAPUX, CA TRAPUX, PUX, PUX.
(Ouve-se a música das serpentes. Entram as meninas da Sala dos Reguilas, e depois da Sala dos Piratas com o sketch das serpentes. Nesta altura, os reis levantam-se assustados e vão a correr até ao outro lado do palco, onde permanecem até acabar o sketch. Depois dirigem-se ao Mago, outra vez com ar de zangados e ficam em pé ao lado dele.)

MAGO - Já sei! Agora não vou usar palavras mágicas! Olhem para mim com os olhos bem abertos!
(Os reis olham fixamente para o Mago. Ouve-se a canção dos pastores e entram os meninos da Sala dos Reguilas e depois da Sala dos Piratas. Quando estes saem, os reis olham para o Mago e começam a bater o pé, com a mão na cintura, bem zangados.)

MAGO - Última tentativa. Vou mudar as minhas palavras mágicas.
Vou juntar ervas de amizade, ervas de carinho e ervas de paz.
(Ouve-se uma música e entra a Maria com Jesus ao colo, o José, o burro e a vaca.
Aproximam-se os pastores com as suas prendas)

NARRADOR - Todos foram adorar o Menino Jesus e oferecer-lhe as suas maiores riquezas.
(Depois entram as mães vestidas à luz da época, dizem uma frase ao microfone e oferecem uma prenda ao menino Jesus. Depois entram os reis Magos e, por último, o Mago)

NARRADOR - O Mago percebeu, finalmente, o verdadeiro sentido do Amor, e dirigindo-se ao menino Jesus ofereceu-lhe o seu bem mais precioso.


FIM

Sem comentários: