Assim, no
decorrer de uma visita ao Museu/Galeria de Setúbal, cujo tema são os Retábulos
Quinhentistas do Convento de Jesus, as salas dos Peixinhos, Golfinhos e Conchinhas, ficaram a saber que aquelas famosas obras
do pintor Mestre Jorge Afonso, foram executadas com tintas artesanais extraídas
de pigmentos de flores e plantas.
-O que é um almofariz?
Obviamente
as crianças ficaram muito curiosas e demonstraram interesse em querer perceber
qual o processo utilizado, assim como questionaram se atualmente seria possível
pintarem da mesma forma.
-As plantas e as flores têm tinta?
-Como se tira a tinta da natureza?
-Quais são as plantas
que pintam?
-Como é que fica
tinta? Junta-se água?
-Assim já não é
preciso comprar tinta?
-E pinta-se com
pincel?
…então uma das crianças mais novas disse de sorriso rasgado:
“Eu sei, é magia! ” - achando que
tinha descoberto o segredo.
E será verdade? … a NATUREZA tem mesmo MAGIA ?
Para darmos resposta a estas questões tão pertinentes, não só pela necessidade de responder às crianças de forma verdadeira, rigorosa e objetiva, mas também por sermos uma eco-escola, com conscientes preocupações ambientais que privilegia sempre a utilização de recursos naturais não poluentes, resolvemos dar início a um novo projeto intitulado: ” Da Horta à Arte ”.
Para terminar esta visita que nos trouxe tantas “
perguntas...e vontade de saber mais” e que foi o mote para o desenvolvimento de
novos projetos, fomos presenteados com uma valsa, relembrando os “ antigos e
majestosos bailes reais “.Para darmos resposta a estas questões tão pertinentes, não só pela necessidade de responder às crianças de forma verdadeira, rigorosa e objetiva, mas também por sermos uma eco-escola, com conscientes preocupações ambientais que privilegia sempre a utilização de recursos naturais não poluentes, resolvemos dar início a um novo projeto intitulado: ” Da Horta à Arte ”.
Fomos reis, rainhas, príncipes e princesas por alguns momentos, explorámos a expressão corporal, quer através da dança quer através de jogos de contorno e ainda fizemos alguns jogos de observação direta aos quadros, levando as crianças a descobrir alguns pormenores e falar sobre esta, reforçando os “sentimentos”, o que a obra lhes transmitia….
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