Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Início do ano 2014/2015 no J.I. Aquário


Olá a todos!

Mais uma vez se inicia um ano letivo e com ele a alegria de vivermos a nossa escola todos juntos e com entusiasmo. Para nós o processo ensino/ aprendizagem caminha de mãos dadas com os afetos, daí mobilizarmos toda a comunidade educativa (profissionais, familiares e crianças) para a construção de uma escola aberta e consciente, onde se privilegia o respeito por cada um, pelos outros e pelo meio envolvente.

Na sequência desta filosofia de escola, este ano quando chegámos ao J.I., tivemos a surpresa de ver as nossas cabrinhas ”Mimi e Pintas” e os nossos pavões ”Salvador e Rosa” muito bem instalados, em espaços que durante as férias foram remodelados e alargados.

 

-Como é que apareceu esta casinha toda arranjada? Se calhar foi magia.



 
 
 
-Ainda bem que a Mimi e o Pintas têm casa nova, porque gosto muito deles e a casa já estava mesmo velhinha. Acho que já era dos avós deles, disse -me um dia a Nani.

-E o Salvador e a Rosa também têm uma casa toda especial, com a árvore lá dentro para eles poderem ir um bocadinho lá para cima do tronco. Mas tem que ter rede no teto, porque senão eles fogem a voar.


 
Agora há que manter os animais bem tratados, sendo necessário limpar as instalações e dar-lhes de comer diariamente. Para isso, contamos principalmente com o empenho da incansável Fátima, à qual desde já agradecemos a dedicação. Para arranjarmos verbas para a alimentação dos mesmos, vamos continuar a realizar vendas dos produtos das nossas hortas biológicas, consoante o que elas produzirem.



 
 
 
 
Início de ano, início de plantações e …cada sala vai tratar das suas hortas. Colhemos couve roxa e tomates que tinham sido plantados antes das férias, arrancámos as plantas secas e ervas daninhas, mexemos a terra, pusemos composto e recomeçámos a plantar. Plantámos couve-flor, brócolos, salsa, alface, beterraba e semeámos nabos

 
 

-Estes tomates são mais pequeninos do que os da minha casa, mas são mesmo bons. Parecem fruta.

-Temos que deixar o canteiro todo vazio e limpinho, para podermos pôr as plantas bebés e elas crescerem até as podermos apanhar para vender.

-Agora é só regar e esperar que os caracóis não comam tudo antes das nossas alfaces estarem crescidas.

-Eu não sei se gosto lá muito de couve-flor, mas quero experimentar esta, porque não sei se ela sabe a couve ou se sabe a flor.

 

Assim começámos o ano com as habituais preocupações ambientais, que nos valeram mais um galardão eco escola, aliadas à valorização das crianças, enquanto indivíduos únicos e extraordinários. Aprender e dar valor ao pensar, querer saber, refletir e incentivar a atuar, mas acima de tudo, adquirir e viver valores morais que nos façam crescer em amor e harmonia, são os nossos objetivos.

 

Pela equipa pedagógica do J.I.Aquário, votos de um bom ano letivo 2014/2015

Sem comentários: