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segunda-feira, 25 de maio de 2015

projeto do Sal - JI Aquário


Sal é Vida … com conta, peso e medida.


Projeto desenvolvido na sala dos golfinhos como resposta às questões colocadas pelas crianças após a descoberta de uma maçã, que esquecida na sala, acabou por apodrecer:

-Porque é que a maçã ficou podre?

-Já sei! É porque não foi para o frigorífico.

-E se não houver frigorífico? Como é que se faz para isto não acontecer?




Pesquisámos na net e chegámos à conclusão que antigamente não havia eletricidade nas casas e existiam 4 formas de se preservarem os alimentos: Congelados nos países onde existia neve ou gelo, secos ao Sol, em climas com muito pouca humidade, fumados quando postos ao fumeiro (coisa que só se podia fazer se estivessem em lugar fixo) e salgados, ou seja, cobertos com sal e secos graças à propriedade do sal desidratar os alimentos. Ficámos também a saber que a salga era uma das formas mais utilizadas e que Setúbal era um dos principais pólos de extração de sal da Europa, que por ser de fácil transporte era exportado para muitos lugares. Por esta razão e por termos tido conhecimento de que esta atividade ancestral se encontra atualmente em extinção na nossa cidade, resolvemos descobrir os seus segredos e iniciámos o projeto, onde as atividades foram pensadas de modo a proporcionar às crianças aprendizagens e vivências científicas reais, articulando com saberes culturais, através de atividades integradoras de caráter prático.

Assim nasceu “Sal é Vida …com conta, peso e medida! - outrora considerado ouro branco, quase foi proscrito. Pretendemos recuperar a sua imagem.”



-Fomos conhecer a história do sal, sempre interligada com a história da nossa cidade e compreendê-la como parte integrante da nossa identidade;
                              


- Quisemos perceber onde está, como se produz e extrai; conhecer pessoas ligadas a esta atividade e compreender as várias etapas da produção artesanal; observar tratar-se de um mineral natural de inesgotável acesso e não poluente, em todo o seu processo.

 
 
 
 
 

- Observámos, experimentámos e descobrimos as suas características naturais, propriedades e qualidades físicas e químicas;

 
 
 

- Reconhecemos o sabor do sal e a sua presença em quase todos os alimentos e aprendemos que é essencial para a vida, embora conscientes do perigo dos excessos. E como a criatividade também é essencial para a vida utilizámos sal em atividades de expressão plástica;
 


 

 - Investigámos e testámos algumas das suas inúmeras aplicações na gastronomia, preferencialmente as tradicionais e se possível utilizando produtos das nossas hortas biológicas;

 
 

 
 

 
 
- Compreendemos e explorámos o seu potencial económico e muito em voga, ao contactarmos com pessoas ligadas à restauração e através da venda dos nossos produtos

 


- Fizemos a divulgação do nosso trabalho através da elaboração de um Feira Medieval aberta à comunidade, onde crianças e familiares fizeram uma viagem no tempo e divertidos puderam vivenciar um pouco o espírito e o comércio da época. Também os blogs apresentados no site da nossa escola, proporcionaram a oportunidade de mostrar as muitas potencialidades do sal e de alertar para a atual desativação das salinas de Setúbal, que utilizavam uma matéria-prima local que é ecológica, pois não é poluente em todo o seu processo e que está sempre disponível  e talvez pudesse promover postos de trabalho e ser uma mais-valia para nossa cidade.   

 

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