Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 31 de maio de 2016

Á Descoberta das ervas aromáticas e medicinais no JI Aquário

Andámos a explorar o nosso recreio e observámos que existe uma grande variedade de ervas aromáticas e medicinais!

Fomos investigar e descobrimos que estas ervas têm “poderes especiais”, podem ser utilizadas na alimentação e até nos podem tratar quando estamos doentes.
Têm propriedades antissépticas, antibacterianas, anti inflamatórias.

“Matam os bichos do corpo”
“Tiram a tosse”
“Matam os germes e os vírus”
“Destroem os micróbios”
“São como as vacinas”
“Fazem mal às bactérias”
“Curam as doenças, as dores de barriga e a tosse”


Observámos, tocámos, cheirámos e apanhámos as nossas ervas aromáticas e medicinais




Depois de apanharmos as ervas aromáticas, fomos para a sala e transformámo-nos em cozinheiros, cientistas e farmacêuticos.
Depois de lavadas e com a ajuda de vários utensílios, como o almofariz, começámos a esmagar as nossas ervas para começar a fazer as nossas infusões. Aproveitámos também para fazer unguentos que tratam as feridas.




Depois de filtrarmos as nossas infusões com um filtro, começamos a preparar a calda (base de água e açúcar). Preparámos a nossa calda com todo o rigor, pesámos e medimos os ingredientes com muita atenção, utilizando uma balança e um copo medidor.
Cozeu durante 35m e deixámo-la arrefecer…estava no ponto!
Agora era só juntar as nossas infusões, com a ajuda de uma pipeta.






Estavam prontos os nossos remédios, agora era só provar e mostrar aos pais o laboratório que improvisámos na nossa sala onde mostrámos cada passo para a elaboração dos nossos xaropes e unguentos. Para isso aproveitámos o Dia da mãe e convidámos as famílias a participar nesta atividade onde crianças, pais, mães e equipa pedagógica participaram num momento de convívio e partilha de saberes.






Chegámos à conclusão que na Natureza existe tudo o que necessitamos, desde a alimentação até aos xaropes biológicos, evitando o uso de químicos.

Sem comentários: