Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2016

A pequena espinhosa - JI Aquário

A pequena espinhosa

A Francisca mora em Tróia e disse-nos que tinha encontrado lá um ouriço-cacheiro e que era um bocadinho ceguinho. Os pais tiveram pena do animal e levaram-no para a sua casa. Colocaram uma casinha na varanda e pesquisaram qual a sua alimentação e descobriram que na natureza se alimentava praticamente de frutos e pequenos animais, nomeadamente caracóis. Também descobriram que o ouriço era na verdade uma ouriça e batizaram-na de Pequena Espinhosa, apesar de já ser adulta.



Como os pais da Francisca nunca estão em casa durante o dia e como sabem que nós somos muito amigos dos animais perguntaram-nos se queríamos ficar com a Pequena Espinhosa e começámos logo a pensar numa casinha para ela descansar e se poder divertir. No entanto sabendo tratar-se de um animal selvagem fomos investigar mais acerca desta espécie e descobrimos que é proibido manter estes animais em cativeiro, ou seja, precisam viver livres no seu habitat. Também descobrimos a existência de uma associação que se responsabiliza pelo bem-estar destes animais e que possui um espaço próprio e técnicos especializados para assegurarem a sobrevivência da espécie.  



Então com um misto de pena e de alegria soubemos que no dia seguinte a Pequena Espinhosa iria para a sua nova casa, viver com os outros ouriços, mas que antes viria passar o dia connosco. Assim foi, e a Pequena Espinhosa correu todo o dia pela sala e fez a alegria de todos, com o seu focinhito engraçado e o corpo redondinho cheio de picos - que afinal não picavam assim tanto, porque ela era muito meiguinha, desde que não a apertássemos ou assustássemos.










Sem comentários: